Repository logo
 
Publication

Play by ear – desenvolvimento de habilidades auditivas na música improvisada e internalização de estruturas harmónicas na improvisação vocal jazzística

dc.contributor.advisorPereira, Francisco António
dc.contributor.advisorCastro, Luís
dc.contributor.advisorMinnemann, Carl
dc.contributor.authorMarques, Ana Luísa Fonseca
dc.date.accessioned2022-01-05T12:35:46Z
dc.date.available2022-01-05T12:35:46Z
dc.date.issued2021-12-17
dc.description.abstractEste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música, da ESMAE/ ESE (IPP). No primeiro capítulo pretende-se contextualizar a comunidade escolar da Jobra e, especificamente, o curso profissional de instrumentista de jazz da Art’J. No segundo capítulo é exposta toda a atividade desenvolvida no contexto da prática de ensino supervisionada, as observações, planificações, aulas lecionadas e consequentes reflexões. No terceiro capítulo apresenta-se o projeto de investigação: compreender o conceito de play by ear e as suas implicações na aprendizagem; recolha de estratégias, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem sobre a internalização de estruturas harmónicas na improvisação vocal. A recolha e análise de dados é consequência da procura de conhecimento a partir da revisão bibliografia, da concretização de um inquérito por questionário na mesma instituição escolar do capítulo II, e da realização de uma entrevista ao músico João Paulo Esteves da Silva. A investigação analisa a ligação da aprendizagem teórico-musical com o desenvolvimento de habilidades auditivas, a partir da prática cantada; a importância do canto na aprendizagem musical, e no desenvolvimento do pensamento musical na improvisação instrumental; limitações das referências sensoriais no canto; conceptualização do som na improvisação vocal e fundamento do estudo harmónico; exercícios e estratégias de ensino-aprendizagem sobre harmonias tonais e não funcionais, no contexto da improvisação vocal.pt_PT
dc.description.abstractThis report was carried out within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, of the Master in Music Education, at ESMAE/ESE (IPP). The first chapter intends to contextualize the Jobra school community and, specifically, Art’J's professional jazz instrumentalist course. The second chapter exposes all the activity developed in the context of supervised teaching practice, observations, planning, classes taught and consequent reflections. The third chapter presents the research project: understanding the concept of play by ear and its implications for learning; collection of teaching-learning strategies, methods and techniques on the internalization of harmonic structures in vocal improvisation. The collection and analysis of data is a consequence of the search for knowledge based on a literature review, carrying out a questionnaire survey in the same school as in Chapter II, and conducting an interview with musician João Paulo Esteves da Silva. The investigation analyzes the connection of theoretical-musical learning with the development of listening skills, based on singing practice; the importance of singing in musical learning and in the development of musical thinking in instrumental improvisation; limitations of sensory references in singing; conceptualization of sound in vocal improvisation and foundation of harmonic study; exercises and teaching-learning strategies on tonal and non-functional harmonies in the context of vocal improvisation.pt_PT
dc.identifier.tid202835995pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19310
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPlay by earpt_PT
dc.subjectImprovisaçãopt_PT
dc.subjectHabilidades auditivaspt_PT
dc.subjectTeoria musicalpt_PT
dc.subjectCantopt_PT
dc.subjectFeedback motorpt_PT
dc.subjectEstruturas harmónicaspt_PT
dc.subjectImprovisação vocalpt_PT
dc.subjectImprovisationpt_PT
dc.subjectListening skillspt_PT
dc.subjectMusical theorypt_PT
dc.subjectVoicept_PT
dc.subjectMotor feedbackpt_PT
dc.subjectHarmonic structurespt_PT
dc.subjectVocal improvisationpt_PT
dc.titlePlay by ear – desenvolvimento de habilidades auditivas na música improvisada e internalização de estruturas harmónicas na improvisação vocal jazzísticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Jazz, Cantopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ana_Marques_MEM_2021.pdf
Size:
4.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format