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- Play by ear – desenvolvimento de habilidades auditivas na música improvisada e internalização de estruturas harmónicas na improvisação vocal jazzísticaPublication . Marques, Ana Luísa Fonseca; Pereira, Francisco António; Castro, Luís; Minnemann, CarlEste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música, da ESMAE/ ESE (IPP). No primeiro capítulo pretende-se contextualizar a comunidade escolar da Jobra e, especificamente, o curso profissional de instrumentista de jazz da Art’J. No segundo capítulo é exposta toda a atividade desenvolvida no contexto da prática de ensino supervisionada, as observações, planificações, aulas lecionadas e consequentes reflexões. No terceiro capítulo apresenta-se o projeto de investigação: compreender o conceito de play by ear e as suas implicações na aprendizagem; recolha de estratégias, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem sobre a internalização de estruturas harmónicas na improvisação vocal. A recolha e análise de dados é consequência da procura de conhecimento a partir da revisão bibliografia, da concretização de um inquérito por questionário na mesma instituição escolar do capítulo II, e da realização de uma entrevista ao músico João Paulo Esteves da Silva. A investigação analisa a ligação da aprendizagem teórico-musical com o desenvolvimento de habilidades auditivas, a partir da prática cantada; a importância do canto na aprendizagem musical, e no desenvolvimento do pensamento musical na improvisação instrumental; limitações das referências sensoriais no canto; conceptualização do som na improvisação vocal e fundamento do estudo harmónico; exercícios e estratégias de ensino-aprendizagem sobre harmonias tonais e não funcionais, no contexto da improvisação vocal.
- Recursos e estratégias de principiantes na abordagem à improvisação jazz - perspetivas de vocalistas e instrumentistasPublication . Gomes, Maria de Fátima Coutinho de Sousa Serro; Davis, Jeffery Francisco; Pereira, Francisco; Brandão, João PedroEste Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE/ESE do Politécnico do Porto. Reporta o trabalho desenvolvido pela mestranda ao longo do ano letivo 2020/21 e toda a reflexão gerada pelo mesmo, desenvolvendo-se ao longo de quatro capítulos. Nos dois primeiros capítulos encontram-se o Guião de Observação da Prática Musical, com informação sobre a instituição de ensino onde foi efetuado o estágio – o Conservatório de Música do Porto e o relatório sobre a Prática de Ensino Supervisionada, que inclui uma seleção de grelhas de observação das aulas individuais e de grupo, bem como as reflexões por elas geradas e as planificações e reflexões das aulas lecionadas supervisionadas. No terceiro capítulo desenvolve-se o Projeto de Investigação, cujo objetivo foi aferir quais os recursos e estratégias utilizados por estudantes de jazz principiantes na sua abordagem à improvisação, procurando determinar se existem diferenças significativas entre vocalistas e instrumentistas, no que se refere à utilização destes recursos e estratégias. O trabalho foi desenvolvido a partir da revisão de alguma da vasta literatura existente sobre a matéria, tendo sido elaborado um estudo fenomenológico sobre uma amostra não estatística de estudantes, que pretendeu ser de natureza qualitativa (questionário, gravação e entrevista), de forma a conhecer as experiências e perspetivas dos participantes com a intenção de encontrar pontos em comum nas suas perceções, não pretendendo obter conclusões generalizáveis. No quarto e último capítulo encontra-se a Análise e Discussão dos Resultados Obtidos, que vão ao encontro da literatura revista: os recursos e estratégias utilizados por este grupo de alunos parecem ser tanto mais eficazes quanto maior a dedicação demonstrada pelos mesmos no que diz respeito à Prática Deliberada Autodirecionada, Capacidade Imitativa, Competência Técnica e Experiência em Jazz, revelando algumas diferenças entre Vocalistas e Instrumentistas.