Publication
Relatório de Estágio
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso | |
dc.contributor.advisor | Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros | |
dc.contributor.author | Carvalho, Vânia Marisa da Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-11-08T12:35:40Z | |
dc.date.available | 2016-11-08T12:35:40Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio tem em vista a contextualização e a reflexão da prática pedagógica desenvolvida na Educação Pré-Escolar e no ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito das unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-escolar e de Prática Pedagógica Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática desenvolvida nos dois níveis de educação foi enquadrada pela construção de saberes científicos, didáticos e culturais que sustentaram a ação do profissional de educação implicando a mobilização de conhecimentos e de competências adequados à especificidade de cada contexto. Assim, pretende-se conduzir a descrição e a reflexão sobre a prática pedagógica, problematizando-a com saberes teóricos e legais, que permitiram sustentar as ações tomadas. Tendo em consideração os interesses e motivações, procurou-se estruturar diferentes abordagens educativas que se assumissem de modo significativo para as crianças, com base em processos de ensino e aprendizagem que proporcionassem o respeito e a valorização pelas suas caraterísticas pessoais. Enfatizando a relevância de uma postura crítica e reflexiva, salienta-se a metodologia de investigação-ação, desenvolvida através do ciclo de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, de acordo com as funções do profissional de educação. Neste sentido, com este documento assume-se a importância da reflexividade e da problematização que sustenta a tomada de decisão em função dos contextos e da sua transformação, numa perspetiva de contínuo desenvolvimento pessoal e profissional para fazer face aos desafios da sociedade atual, constituindo, assim, um momento de construção de identidade profissional docente. | pt_PT |
dc.description.abstract | The presente report intends to make the contextualization and the reflection of pedagogical practice developed in Preschool Education and Elementary School, within the context of the curricular units of Supervised Pedagogical Practice in Preschool Education and Elementary School. The practice developed in the two levels of education was form by the construction of scientific, didactic and cultural knowledge that sustained the action of education profissional, implying the mobilization of knowledge and abilities appropriate to the specific needs of each context. Therefore, it’s intended to conduct the description and the reflection regarding the pedagogical practice by problematising it with theoretical and legal knowledge, which allowed support the actions taken. Considering the interests and motivations, it’s tried to structure different educational approaches that would assume in a significant way for the children, based on teaching and learning processes, that provide respect and valorization for their personal characteristics. Emphasizing the importance of a critical and reflective attitude, it is noted the action-research methodology, developed through the cycle of observation, planning, action, evaluation and reflection, according to the education profissional functions. In this way, with this document it is assumed the importance of reflexivity and problematisation that supports the decision making process according to the contexts and their transformation, in a continuous personal and professional development perspective to face the challenges of today's society, therefore constituting a moment of professional identity construction. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201275708 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/8634 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | educação | pt_PT |
dc.subject | prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.subject | education | pt_PT |
dc.subject | pedagogical practice | pt_PT |
dc.subject | action-research | pt_PT |
dc.subject | professional development | pt_PT |
dc.title | Relatório de Estágio | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |