Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
dc.contributor.authorCarvalho, Vânia Marisa da Silva
dc.date.accessioned2016-11-08T12:35:40Z
dc.date.available2016-11-08T12:35:40Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO presente relatório de estágio tem em vista a contextualização e a reflexão da prática pedagógica desenvolvida na Educação Pré-Escolar e no ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito das unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-escolar e de Prática Pedagógica Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática desenvolvida nos dois níveis de educação foi enquadrada pela construção de saberes científicos, didáticos e culturais que sustentaram a ação do profissional de educação implicando a mobilização de conhecimentos e de competências adequados à especificidade de cada contexto. Assim, pretende-se conduzir a descrição e a reflexão sobre a prática pedagógica, problematizando-a com saberes teóricos e legais, que permitiram sustentar as ações tomadas. Tendo em consideração os interesses e motivações, procurou-se estruturar diferentes abordagens educativas que se assumissem de modo significativo para as crianças, com base em processos de ensino e aprendizagem que proporcionassem o respeito e a valorização pelas suas caraterísticas pessoais. Enfatizando a relevância de uma postura crítica e reflexiva, salienta-se a metodologia de investigação-ação, desenvolvida através do ciclo de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, de acordo com as funções do profissional de educação. Neste sentido, com este documento assume-se a importância da reflexividade e da problematização que sustenta a tomada de decisão em função dos contextos e da sua transformação, numa perspetiva de contínuo desenvolvimento pessoal e profissional para fazer face aos desafios da sociedade atual, constituindo, assim, um momento de construção de identidade profissional docente.pt_PT
dc.description.abstractThe presente report intends to make the contextualization and the reflection of pedagogical practice developed in Preschool Education and Elementary School, within the context of the curricular units of Supervised Pedagogical Practice in Preschool Education and Elementary School. The practice developed in the two levels of education was form by the construction of scientific, didactic and cultural knowledge that sustained the action of education profissional, implying the mobilization of knowledge and abilities appropriate to the specific needs of each context. Therefore, it’s intended to conduct the description and the reflection regarding the pedagogical practice by problematising it with theoretical and legal knowledge, which allowed support the actions taken. Considering the interests and motivations, it’s tried to structure different educational approaches that would assume in a significant way for the children, based on teaching and learning processes, that provide respect and valorization for their personal characteristics. Emphasizing the importance of a critical and reflective attitude, it is noted the action-research methodology, developed through the cycle of observation, planning, action, evaluation and reflection, according to the education profissional functions. In this way, with this document it is assumed the importance of reflexivity and problematisation that supports the decision making process according to the contexts and their transformation, in a continuous personal and professional development perspective to face the challenges of today's society, therefore constituting a moment of professional identity construction.pt_PT
dc.identifier.tid201275708
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8634
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjecteducaçãopt_PT
dc.subjectprática pedagógicapt_PT
dc.subjectinvestigação-açãopt_PT
dc.subjectdesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjecteducationpt_PT
dc.subjectpedagogical practicept_PT
dc.subjectaction-researchpt_PT
dc.subjectprofessional developmentpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Vânia Carvalho_2016.pdf
Size:
1.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: