Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A odisseia de uma rosa pelo jardim da educação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Jéssica Carvalho_2024.pdf70.04 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio (RE) intitulado A Odisseia de uma Rosa pelo Jardim da Educação, incorpora o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se insere no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2ºCEB. Almeja-se que este documento retrate, de modo mais realista possível, o percurso da mestranda, ao longo da sua prática de ensino supervisionada, tendo como alicerces os fundamentos teóricos e legais que se consubstanciam com as múltiplas vivências proporcionadas pela PES. Com uma postura indagadora e autocrítica, que mobilizou as quatro fases implícitas à Investigação-Ação (Observar, Planificar, Agir e Refletir), a mestranda contactou com duas turmas, uma da valência de 1ºCEB e outra de 2ºCEB, denotando-se um exponencial crescimento pessoal e profissional, a fim de construir conceções epistemológicas que dão significado à prática. Fruto da procura incessante de inovação pedagógica, surge, neste documento, uma componente investigativa intitulada, Entre a Imersão e a Criação, que mobiliza ferramentas tecnológicas emergentes na articulação curricular de Matemática e Ciências Naturais no 6º ano de escolaridade. Mobilizam-se quadros teóricos para atribuir sentido ao que acontece em terreno, através de uma postura observadora e compreensiva, mas também reflexiva e impactante com questionamentos sistemáticos. Urge compreender a docência como uma jornada contínua e mutável, onde as circunstâncias contextuais possibilitam a construção identitária até ao último dia da profissão. É no seguimento deste raciocínio, que se encara esta jornada como uma odisseia, na qual a mestranda se compara a uma flor, a Rosa, em constante crescimento, nos diversos contextos educativos por onde passou, passa e passará: o Jardim da Educação.
This lnternship Report (RE), entitled A Rosa's Odyssey through the Garden of Education, is part of the cycle of studies leading to a master's degree, within the scope of the Supervised Teaching Practice (STP) Curricular Unit (CU), which is part of the Master's degree programme in Primary School Teaching (CEB) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CEB. The aim is for this document to portray, in the most realistic way possible, the master's student's journey throughout her supervised teaching practice, based on the theoretical and legal foundations that are substantiated by the multiple experiences provided by the PES. With an inquisitive and self-critical attitude, which mobilised the four phases implicit in Action Research (Observing, Planning, Acting and Reflecting), the master's student had contact with two classes, one in the 1st grade and the other in the 2nd grade, showing exponential personal and professional growth, in arder to build epistemological conceptions that give meaning to practice. As a result of the incessant search for pedagogical innovation, this document includes an investigative component entitled, Between lmmersion and Creation, which mobilises emerging technological toais in the curricular articulation of Mathematics and Natural Sciences in the 6th grade. Theoretical frameworks are mobilised to make sense of what happens in the field, through an observant and understanding approach, but also a reflective and impactful one with systematic questioning. There is an urgent need to understand teaching as a continuous and changing journey, where contextual circumstances enable the construction of identity right up to the last day of the profession. lt is in line with this reasoning that this journey is seen as an odyssey, in which the master's student compares herself to a flower, the Rose, constantly growing in the various educational contexts she has passed through, is passing through and will pass through: the Garden of Education.

Description

Keywords

Educação Prática de ensino supervisionada Inovação pedagógica Reflexão Education Supervised teaching practice Pedagogical innovation Curricular articulation Reflection.

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License