Repository logo
 
Publication

A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portugueses

dc.contributor.advisorSalgado, António Gabriel Castro Correia
dc.contributor.advisorGonçalves, Maria João
dc.contributor.authorVilas Boas, Alberto Xavier Salgueiro
dc.date.accessioned2019-12-05T16:03:07Z
dc.date.available2019-12-05T16:03:07Z
dc.date.issued2019-11-15
dc.description.abstractEste relatório de estágio é elaborado no contexto do Mestrado em Ensino da Música ESMAE/ESE e pretende essencialmente trazer alguma discussão em torno de uma questão sobre a qual nos debruçamos neste relatório/projeto relativa à contribuição e papel do pianista correpetidor na formação dos alunos do Ensino Secundário de Canto nos conservatórios portugueses. Em primeiro lugar, quisemos refletir sobre qual a função que atualmente o pianista correpetidor ocupa e qual a importância que hoje lhe é atribuída ao nível dos conservatórios nacionais e do ensino de canto aí praticado. A partir desta reflexão procuramos tirar algumas conclusões relativamente à significância que tem hoje o pianista correpetidor e a Correpetição na formação dos alunos destes conservatórios e, em face das conclusões alcançadas, procuramos compreender se a figura do pianista correpetidor deverá, ou não, ser fortalecida nos planos curriculares dos conservatórios a fim de otimizar a sua ação na formação dos alunos de canto.pt_PT
dc.description.abstractThis paper is written in the context of the Master in Music Teaching ESMAE/ESSE and essentially intends to bring some discussion around an issue that we have looked into in this report/investigation concerning the contribution and role of the repetiteur on high school music students formation in portuguese conservatories. First of all, we wanted to think over what is the function that the repetiteur occupies currently and how much importance it is given to them today in the national conservatories and in the singing teaching practiced there. From this reflection we try to draw some conclusions regarding the significance that the repetiteur and the Correpetition has today on the formation of these conservatories student and, in the light of the conclusions reached, we seek to understand if the figure of the repetiteur should or should not be strengthened on the curricular plans of the conservatories in order to optimize their action in the formation of singing students.pt_PT
dc.identifier.tid202314804pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15041
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCorrepetiçãopt_PT
dc.subjectEnsino secundário de cantopt_PT
dc.subjectCantopt_PT
dc.subjectPlano curricularpt_PT
dc.subjectPianista correpetidorpt_PT
dc.subjectConservatórios portuguesespt_PT
dc.subjectCorrepetitionpt_PT
dc.subjectSinging secondary schoolpt_PT
dc.subjectSingingpt_PT
dc.subjectCurricular planpt_PT
dc.subjectRepetiteurpt_PT
dc.subjectPortuguese conservatoriespt_PT
dc.titleA correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portuguesespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Cantopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Alberto_Vilas_Boas_MEM_2019.pdf
Size:
5.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: