Publication
A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portugueses
dc.contributor.advisor | Salgado, António Gabriel Castro Correia | |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Maria João | |
dc.contributor.author | Vilas Boas, Alberto Xavier Salgueiro | |
dc.date.accessioned | 2019-12-05T16:03:07Z | |
dc.date.available | 2019-12-05T16:03:07Z | |
dc.date.issued | 2019-11-15 | |
dc.description.abstract | Este relatório de estágio é elaborado no contexto do Mestrado em Ensino da Música ESMAE/ESE e pretende essencialmente trazer alguma discussão em torno de uma questão sobre a qual nos debruçamos neste relatório/projeto relativa à contribuição e papel do pianista correpetidor na formação dos alunos do Ensino Secundário de Canto nos conservatórios portugueses. Em primeiro lugar, quisemos refletir sobre qual a função que atualmente o pianista correpetidor ocupa e qual a importância que hoje lhe é atribuída ao nível dos conservatórios nacionais e do ensino de canto aí praticado. A partir desta reflexão procuramos tirar algumas conclusões relativamente à significância que tem hoje o pianista correpetidor e a Correpetição na formação dos alunos destes conservatórios e, em face das conclusões alcançadas, procuramos compreender se a figura do pianista correpetidor deverá, ou não, ser fortalecida nos planos curriculares dos conservatórios a fim de otimizar a sua ação na formação dos alunos de canto. | pt_PT |
dc.description.abstract | This paper is written in the context of the Master in Music Teaching ESMAE/ESSE and essentially intends to bring some discussion around an issue that we have looked into in this report/investigation concerning the contribution and role of the repetiteur on high school music students formation in portuguese conservatories. First of all, we wanted to think over what is the function that the repetiteur occupies currently and how much importance it is given to them today in the national conservatories and in the singing teaching practiced there. From this reflection we try to draw some conclusions regarding the significance that the repetiteur and the Correpetition has today on the formation of these conservatories student and, in the light of the conclusions reached, we seek to understand if the figure of the repetiteur should or should not be strengthened on the curricular plans of the conservatories in order to optimize their action in the formation of singing students. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202314804 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/15041 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Correpetição | pt_PT |
dc.subject | Ensino secundário de canto | pt_PT |
dc.subject | Canto | pt_PT |
dc.subject | Plano curricular | pt_PT |
dc.subject | Pianista correpetidor | pt_PT |
dc.subject | Conservatórios portugueses | pt_PT |
dc.subject | Correpetition | pt_PT |
dc.subject | Singing secondary school | pt_PT |
dc.subject | Singing | pt_PT |
dc.subject | Curricular plan | pt_PT |
dc.subject | Repetiteur | pt_PT |
dc.subject | Portuguese conservatories | pt_PT |
dc.title | A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portugueses | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Canto | pt_PT |