Repository logo
 
Publication

Abraçar uma segunda oportunidade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Pedro Correia
dc.contributor.authorTeixeira, Filipa Vanessa de Sousa
dc.date.accessioned2024-09-25T14:03:59Z
dc.date.available2024-09-25T14:03:59Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada que se encontra no plano de estudos do Mestrado em Educação de 1º Ciclo de Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo de Ensino Básico. A investigação refletida neste documento, para além de permitir a habilitação para a docência, procura espelhar a prática e a reflexão crítica, bem como um punho pessoal, pela mestranda ao longo do ano letivo 2023/2024. Assim, o documento inicia-se com uma componente teórica, que contextualiza o leitor acerca da fundamentação e legislação que orientam todo o trabalho. A componente prática, introduzida no ponto Caracterização dos Contextos Educativos, refere teóricos que sustentam e justificam as suas escolhas e reflete acerca do percurso realizado ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Por fim, apresenta-se a componente investigativa, iniciada no ponto Dimensão investigativa, desenvolvida no Clube da Ciência, criado pela mestranda, na qual foi composta por nove alunos do 5º ano do 2º Ciclo de Ensino Básico. O Clube da Ciência objetiva a potencialidade da abordagem STEAM e a robótica educativa.pt_PT
dc.description.abstractThe internship report appears within the scope of the Curricular Unit of Supervised Educational Practice which is included in the study plan of the Masters in Education of the 1st Cycle of Basic VI Education and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education. The research reflected in this document, in addition to allowing qualification for teaching, seeks to mirror practice and critical reflection, as well as a personal hand, by the master's student throughout the 2023/2024 academic year. Thus, the document begins with a theoretical component, which contextualizes the reader about the rationale and legislation that guide the entire work. The practical component, introduced in the Characterization of Educational Contexts section, refers to theorists who support and justify their choices and reflect on the path taken throughout the Supervised Educational Practice.pt_PT
dc.identifier.tid203701739
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26114
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectInvestigação-educativapt_PT
dc.subjectAbordagem STEAMpt_PT
dc.subjectRobótica Educativapt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectEducational researchpt_PT
dc.subjectSTEAM approachpt_PT
dc.subjectEducational Roboticspt_PT
dc.titleAbraçar uma segunda oportunidadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Filipa Teixeira_2024.pdf
Size:
11.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: