Repository logo
 
Publication

O papel do professor no desenvolvimento da capacidade de trabalho autónomo de um quarteto de cordas do ensino secundário

dc.contributor.advisorFonseca, Ana Maria Liberal da
dc.contributor.advisorQuaresma, Filipe Alexandre Abrantes Prata
dc.contributor.advisorAlves, Raquel
dc.contributor.advisorMatos, Paulo
dc.contributor.authorCosta, Carolina Mota da
dc.date.accessioned2025-09-02T15:21:31Z
dc.date.available2025-09-02T15:21:31Z
dc.date.issued2025-07-23
dc.description.abstractEste relatório de estágio reflete o trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga durante o ano letivo 2024/2025. Reflete, também, o projeto de investigação desenvolvido nesta mesma escola com o objetivo de estudar o desenvolvimento de práticas de trabalho autónomo no âmbito da área de música de câmara no ensino secundário, analisando o papel do professor como principal influência no desenvolvimento dessas práticas. O estudo foi efetuado recorrendo à observação de 11 aulas de música de câmara de um quarteto de cordas do 12º ano de escolaridade e entrevistando o grupo e o respetivo professor. Os resultados indicam que o docente tende a adotar uma abordagem pedagógica mais diretiva do que aquela que afirma valorizar na entrevista. Esta abordagem é corroborada pelos membros do quarteto de cordas que, tanto nas aulas como na conversa com a investigadora, manifestaram o desejo de assumir um papel ativo nas decisões interpretativas.por
dc.description.abstractThis report reflects the work developed during the Supervised Teaching Practice carried out at Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga during the 2024/2025 school year. It also presents the research project developed at the same school with the aim of studying the development of autonomous work practices within the field of chamber music in secondary school level, with a particular focus on the teacher’s role as the main influence on the development of these practices. The study was carried out by observing 11 chamber music lessons involving a 12th-grade string quartet, along with interviews with both the group and their teacher. The results suggest that the teacher tends to adopt a more directive pedagogical approach than the one he claims to value in the interview. This tendency is supported by the members of the string quartet, who, both during the lessons and in their conversation with the researcher, expressed a desire to play a more active role in interpretative decision-making.eng
dc.identifier.tid203986075
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30339
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectMúsica de câmara
dc.subjectDidática
dc.subjectAutonomia
dc.subjectEnsino secundário
dc.subjectChamber music
dc.subjectDidatics
dc.subjectAutonomy
dc.subjectHigh school
dc.titleO papel do professor no desenvolvimento da capacidade de trabalho autónomo de um quarteto de cordas do ensino secundáriopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, Violoncelo

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Carolina_Costa_MEM_2025.pdf
Size:
4.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: