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O papel do design gráfico na imagem dos influenciadores digitais na área da saúde e bem-estar

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorMelo, Ricardo Manuel Coelho de
dc.contributor.authorOliveira, Ana Isabel Viana
dc.date.accessioned2023-01-04T09:25:53Z
dc.date.available2023-01-04T09:25:53Z
dc.date.issued2022-11-23
dc.description.abstractInfluence marketing is a trend in digital marketing with increased uptake by brands. This strategy involves people that produce independent content on social media. The content producers are called influencers and have the power to influence a massive number of people. In this sense, the main purpose of the dissertation is to understand how digital influencers reproduce the content on a graphic level in the social network Instagram, in order to comprehend if they follow the key principles of graphic design: typography, colour and structure. It is intended to understand if graphic design has any impact in the interaction with the publications. To this end, one area inside of influencers was selected, health and wellness, being one of the subjects where the content is more graphical. A qualitative methodology was utiilised: namely interviews with digital influencers in the area of health and well-being in order to understand how they adopt graphic design, as well as interviews with design professionals (graphic or equivalent) in order to analyze the profiles of digital influencers at a graphic level.. Lastly, a thematic analysis was conducted with the assistance of an evaluation grid, regarding the basic foundations of graphic design. The findings obtained allowed to conclude that digital influencers utilize graphic design by self-intuition and personal taste, although there is a concern to create/maintain a graphic line, what is essential to differentiate them from others. Lastly, according to influencers, the more graphical posts are the ones containing a bigger number of likes and comments compared with the others.pt_PT
dc.description.abstractO marketing de influência é uma tendência do marketing digital com maior adesão pelas marcas. Esta estratégia envolve pessoas que produzem conteúdo de forma independente nas redes sociais. Estes produtores de conteúdo são chamados de influenciadores, com o poder de conseguir influenciar um enorme número de pessoas. Neste sentido, esta dissertação tem como objetivo geral compreender como os influenciadores digitais produzem o seu conteúdo a nível gráfico na rede social Instagram, de forma a entender como estes adotam os príncipios básicos do design gráfico: a tipografia, a cor e a composição, e de que forma o design gráfico tem impacto na interação com as publicações. Para isso, selecinou-se uma área dentro dos influenciadores, a saúde e bem-estar, sendo uma das áreas onde o conteúdo é mais gráfico. Foi empregue uma metodologia qualitativa: nomeadamente entrevistas a influenciadores digitais na área da saúde e bem-estar com o objetivo de entender como estes adotam o design gráfico, assim como entrevistas a profissionais na área de design (gráfico ou equivalente) com o intuito de estes analisarem os perfis dos influenciadores digitais a nível gráfico. Por fim, foi realizada uma análise temática com auxilio de uma grelha de avaliação sobre os fundamentos básicos do design gráfico. Os resultados obtidos permitiram concluir que os influenciadores digitais utilizam o design gráfico por intuição própria e gosto pessoal, embora haja uma preocupação em criar/manter uma linha gráfica, sendo essencial para os diferenciar dos outros. Por fim, segundo os influenciadores, os posts mais gráficos são os que contêm um número maior de gostos e comentários comparado com os outros.pt_PT
dc.identifier.tid203144333pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/21280
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesign gráficopt_PT
dc.subjectInstagrampt_PT
dc.subjectInfluenciador digitalpt_PT
dc.subjectConteúdopt_PT
dc.subjectGraphic designpt_PT
dc.subjectDigital influencerpt_PT
dc.subjectContentpt_PT
dc.titleO papel do design gráfico na imagem dos influenciadores digitais na área da saúde e bem-estarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMarketing Digitalpt_PT

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