Repository logo
 
Publication

As TIC no ensino das Ciências

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Sara Aboim
dc.contributor.authorPeixoto, Raquel Alexandra Cardoso
dc.date.accessioned2020-03-10T11:17:50Z
dc.date.available2020-03-10T11:17:50Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisiona (PES), inserida no plano de estudo do Mestrado em Ensino do 1ºCEB e em Matemática e Ciências Naturais da Escola Superior de Educação (ESE) do Politécnico do Porto. Este, de caráter reflexivo, espelha um conjunto de aprendizagens realizadas e também um longo caminho percorrido, com vários obstáculos contornados. Neste documento procura refletir-se os momentos de ação da mestranda durante a PES, bem como a investigação realizada no âmbito da mesma. A utilização das tecnologias no ensino das ciências foi o tema de investigação escolhido e implementado numa turma do 1ºCEB. A PES contribuiu para a formação da mestranda na medida em que permite ao professor em formação refletir sobre a sua ação, muito devido à ação dos professores cooperantes e supervisores que realizam a supervisão pedagógica. Todo este percurso permite uma aprendizagem constante do professor em formação.pt_PT
dc.description.abstractDoing this report, the student what’s to reflect about the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice (STP), inserted in the study plan of the Master in Teaching of the 1st Primary School Cycle and in Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Primary School Cycle from Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. This report has a reflection character where you can read my learning along the way, with his obstacles overcome. This document seeks to reflect the student's action moments during the STP, as well as the research carried out within the scope of the same. The use of technologies in science education was the research theme chosen and implemented in a class of 1º CEB. STP has contributed to the formation of the student as it allows the teacher in formation to reflect on his action, largely due to the action of the cooperating teachers and supervisors who perform the pedagogical supervision. This whole path allows constant learning of the teacher in formation.pt_PT
dc.identifier.tid202454517
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15586
dc.language.isoengpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectCiênciaspt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectSciencept_PT
dc.subjectInvestigationpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.titleAs TIC no ensino das Ciênciaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Raquel Peixoto_2019.pdf
Size:
9.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: