Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
15 KB | Microsoft Excel XML |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Nesta atividade propõe-se o recurso a ferramentas de autor para criação de linhas temporais e implementar questões de V/F:
Tikitoki: https://www.tiki-toki.com/,
History pyn https://www.historypin.org/en/
Timetoast https://www.timetoast.com/timelines/dipity-online-timeline) para a
Socrative https://socrative.com/
Menti https://www.menti.com/
Kahoot https://kahoot.it/)
Description
DIVISÃO TRABALHO
Numa dimensão Pedagógica: O professor cria a atividade, oferece o suporte pedagógico no esclarecimento das dúvidas dos estudantes, procurando conduzir à solução. No final avalia e promove a discussão das participações.
Numa dimensão técnica é importante que o professor conheça a ferramenta escolhida e esteja disponível para auxiliar os estudantes.
Numa dimensão de gestão é importante que o professor defina e controle o tempo de participação na atividade.
Na dimensão social é importante que o professor promova a participação e todos na discussão dos resultados.
Os estudantes devem participar ativamente na atividade, cumprindo as regras definidas.
REGRAS
Os estudantes só devem aceder às ajudas de trabalho descritivas com o suporte teórico de resolução à atividade aquando da discussão dos resultados das diversas participações.
Esta atividade poderá exigir a participação anónima dos estudantes para garantir a participação individual plena. Algumas das ferramentas sugeridas permitem o anonimato, tal como o socrative, nas outras os estudantes poderão usar um nickname.
Esta atividade tem uma duração aproximada de 1h.
RESULTADOS Obtenção de diferentes tipos de representação gráfica dos conceitos estudados, no caso da utilização de uma linha de tempo. No caso de haver vários temas em estudo poderá ser interessante criar grupos de modo a obter uma linha de tempo por cada conteúdo estudado. Relatório de progresso sobre os conhecimentos atuais dos a estudantes relativa à matéria em estudo. A implementação das questões online permite a visualização gráfica das principais falhas dos estudantes e dessa forma intensificar o estudo nas matérias cujos conhecimentos estão mais debilitados. As questões online podem também ser usadas para garantir no final da aula os estudantes entenderam os conceitos estudados, no início da aula seguinte para validar se ainda se lembram ou para um pré-diagnóstico de conhecimento.
RESULTADOS Obtenção de diferentes tipos de representação gráfica dos conceitos estudados, no caso da utilização de uma linha de tempo. No caso de haver vários temas em estudo poderá ser interessante criar grupos de modo a obter uma linha de tempo por cada conteúdo estudado. Relatório de progresso sobre os conhecimentos atuais dos a estudantes relativa à matéria em estudo. A implementação das questões online permite a visualização gráfica das principais falhas dos estudantes e dessa forma intensificar o estudo nas matérias cujos conhecimentos estão mais debilitados. As questões online podem também ser usadas para garantir no final da aula os estudantes entenderam os conceitos estudados, no início da aula seguinte para validar se ainda se lembram ou para um pré-diagnóstico de conhecimento.
Keywords
Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::Education Construtivismo