Publication
Para ser grande, sĂȘ inteiro
datacite.subject.fos | CiĂȘncias Sociais::CiĂȘncias da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Lima, ClĂĄudia Maia | |
dc.contributor.author | Mesquita, Vera Raquel Pereira | |
dc.date.accessioned | 2018-06-20T11:20:07Z | |
dc.date.available | 2018-06-20T11:20:07Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | A construção da identidade docente faz-se pelo crescimento pessoal e profissional, num processo de aprendizagem constante. De facto, crescer como professor Ă© um processo que somente se faz sendo inteiro. E Ă© sobre este processo que se desenvolve, ao longo de um ano rico de experiĂȘncias e de partilha de ideias, o presente relatĂłrio de estĂĄgio. Assim, o objetivo mĂĄximo deste documento prende-se com a reflexĂŁo crĂtica e fundamentada de toda a prĂĄtica de ensino, e das dimensĂ”es implicadas no perfil de um professor reflexivo e investigador. Por se inserir numa fase final de formação, a mestranda procura relacionar a prĂĄtica efetuada com a teoria atĂ© entĂŁo estudada, refletindo sobre o enquadramento acadĂ©mico e profissional do mestrado e da docĂȘncia, sobre as prĂĄticas de ensino e os contextos para os quais foram pensadas, valorizando-se as dimensĂ”es profissional, reflexiva e investigativa. A PrĂĄtica de Ensino Supervisionada foi sempre baseada em pressupostos teĂłricos e no contexto educativo, fundamentais para a promoção de aprendizagens significativas, quer para os estudantes quer para a docente em formação. A componente investigativa Cultivar aprendizagens â utilização de sensores numa horta escolar, implicou uma proposta didĂĄtica que pretendia promover a preferĂȘncia e disposição dos estudantes para provar hortofrutĂcolas, valorizando a biodiversidade. Para tal, utilizaram-se metodologias de aprendizagem experimental e sensores eletrĂłnicos, envolvendo os estudantes cultivo de vegetais e monitorização da horta escolar. O papel preponderante dos orientadores cooperantes, dos supervisores institucionais e do par pedagĂłgico, promotores de um espĂrito colaborativo, enriqueceu e aprimorou o carĂĄcter reflexivo e investigativo, e o crescimento pleno e inteiro, da professora estagiĂĄria. Assim, este documento finaliza um momento de formação docente, iniciando-se com ele um percurso de aprendizagens, desafios e crescimento que sĂŁo o mote para a constante formação profissional e de identidade. | pt_PT |
dc.description.abstract | The construction of the teaching identity goes with the personal and professional growth, a process of constant learning. In fact, growing as a teacher is a process of being whole. Thatâs the process developed during a year of enriching experiences and sharing thoughts. Therefore, the ultimate purpose of this report relates to the critical and well-structured reflection throughout the teaching practice and the dimensions involved with the profile of a reflective and researcher teacher. By entering a final period of training, the student seeks to relate the practice preformed with the theory studied so far, reflecting about the academic and professional setting and about teaching practices and contexts for which they were thought, valuing the professional, speculative and investigative dimensions of teaching. Briefly, the teaching practice was based on theoretical assumptions, in the context of education and teaching expertise, required to the promotion of significant learning, both for students and for the soon to be teacher. The investigative component consisted in an educational proposal that seeks to promote studentsâ preference and willingness to try fruit and vegetables, while valuing biodiversity. To achieve such goal there were used experimental learning methodologies and electronical sensors, engaging students in vegetablesâ gardening. Itâs important to emphasize the cooperation spirit that enriched and enhanced the speculative and investigative dimensions of the trainee teacher. Subsequently, this report concludes a moment of teacher training and starts a new path of development, challenge and growth, which motivates constant training and identity construction | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201735806 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/11742 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | PrĂĄtica de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Identidade profissional | pt_PT |
dc.subject | Investigação | pt_PT |
dc.subject | ReflexĂŁo | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Teacher training | pt_PT |
dc.subject | Professional identity | pt_PT |
dc.subject | Research | pt_PT |
dc.subject | Speculation | pt_PT |
dc.subject | Learning | pt_PT |
dc.title | Para ser grande, sĂȘ inteiro | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em ensino do 1Âș ciclo do ensino bĂĄsico e de matemĂĄtica e ciĂȘncias naturais no 2Âș ciclo do ensino bĂĄsico | pt_PT |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: