Repository logo
 
Publication

Da teoria à prática: Entrevista a fisioterapeutas como estratégia pedagógica para a aplicação e integração dos conteúdos curriculares

dc.contributor.authorLopes, Sofia
dc.contributor.authorSilva, Sandra
dc.contributor.authorFigueira, Vânia
dc.contributor.authorLopes, Sofia
dc.date.accessioned2025-11-11T17:33:14Z
dc.date.available2025-11-11T17:33:14Z
dc.date.issued2025-07
dc.description.abstractO trabalho colaborativo, como abordagem pedagógica, permite desenvolver tarefas em equipa capacitando os estudantes a enfrentar desafios complexos. Permite cooperação, comunicação, desenvolvimento de competências sociais e aprendizagem entre pares, sob a forma de projetos e/ ou debates em pequenos grupos, resolução de problemas e atividades práticas, como entrevistas. Neste sentido, foi objetivo avaliar a satisfação dos estudantes quanto à realização de uma entrevista a Fisioterapeutas, de forma a aplicar e integrar os conteúdos programáticos da Unidade Curricular de Introdução à Profissão, lecionada no 1º ano do Curso de Licenciatura em Fisioterapia do Instituto Politécnico da Saúde do Norte. Dos 203 estudantes inscritos na Unidade Curricular, 135 constituíram a amostra em estudo. Quanto à satisfação relativamente à entrevista, 95% (n=128) dos estudantes, auto-reportaram que se encontravam muito satisfeitos ou satisfeitos com esta prática pedagógica. Os resultados parecem indicar que os estudantes auto-percepcionaram que a entrevista apresentou-se como uma dinâmica de aprendizagem inovadora.por
dc.identifier.citationLopes, S., Silva, S., & Figueira, V. (2025). Da teoria à prática: Entrevista a fisioterapeutas como estratégia pedagógica para a aplicação e integração dos conteúdos curriculares. Porto Pedagogical Innovation Conference - P.PIC 2025, 63. https://cip.ipp.pt/ppic2025/book-of-abstracts/assets/ppic25-boa.pdf
dc.identifier.isbn978-972-8969-95-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30834
dc.language.isopor
dc.peerreviewedn/a
dc.publisherP.Porto
dc.relation.hasversionhttps://cip.ipp.pt/ppic2025/book-of-abstracts/assets/ppic25-boa.pdf
dc.rights.uriN/A
dc.titleDa teoria à prática: Entrevista a fisioterapeutas como estratégia pedagógica para a aplicação e integração dos conteúdos curricularespor
dc.typeconference paper
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2025-07
oaire.citation.conferencePlacePorto
oaire.citation.startPage63
oaire.citation.titlePorto Pedagogical Innovation Conference - P.PIC 2025
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameLopes
person.givenNameSofia
person.identifier.ciencia-id6E18-5E9B-9CA6
person.identifier.orcid0000-0002-3306-7557
person.identifier.scopus-author-id57103538800
relation.isAuthorOfPublicationd28d4024-424a-4597-beb1-007500e8902b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd28d4024-424a-4597-beb1-007500e8902b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
COM_Sofia Lopes.pdf
Size:
61.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: