Publication
Da teoria à prática: Entrevista a fisioterapeutas como estratégia pedagógica para a aplicação e integração dos conteúdos curriculares
| dc.contributor.author | Lopes, Sofia | |
| dc.contributor.author | Silva, Sandra | |
| dc.contributor.author | Figueira, Vânia | |
| dc.contributor.author | Lopes, Sofia | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-11T17:33:14Z | |
| dc.date.available | 2025-11-11T17:33:14Z | |
| dc.date.issued | 2025-07 | |
| dc.description.abstract | O trabalho colaborativo, como abordagem pedagógica, permite desenvolver tarefas em equipa capacitando os estudantes a enfrentar desafios complexos. Permite cooperação, comunicação, desenvolvimento de competências sociais e aprendizagem entre pares, sob a forma de projetos e/ ou debates em pequenos grupos, resolução de problemas e atividades práticas, como entrevistas. Neste sentido, foi objetivo avaliar a satisfação dos estudantes quanto à realização de uma entrevista a Fisioterapeutas, de forma a aplicar e integrar os conteúdos programáticos da Unidade Curricular de Introdução à Profissão, lecionada no 1º ano do Curso de Licenciatura em Fisioterapia do Instituto Politécnico da Saúde do Norte. Dos 203 estudantes inscritos na Unidade Curricular, 135 constituíram a amostra em estudo. Quanto à satisfação relativamente à entrevista, 95% (n=128) dos estudantes, auto-reportaram que se encontravam muito satisfeitos ou satisfeitos com esta prática pedagógica. Os resultados parecem indicar que os estudantes auto-percepcionaram que a entrevista apresentou-se como uma dinâmica de aprendizagem inovadora. | por |
| dc.identifier.citation | Lopes, S., Silva, S., & Figueira, V. (2025). Da teoria à prática: Entrevista a fisioterapeutas como estratégia pedagógica para a aplicação e integração dos conteúdos curriculares. Porto Pedagogical Innovation Conference - P.PIC 2025, 63. https://cip.ipp.pt/ppic2025/book-of-abstracts/assets/ppic25-boa.pdf | |
| dc.identifier.isbn | 978-972-8969-95-0 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30834 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | n/a | |
| dc.publisher | P.Porto | |
| dc.relation.hasversion | https://cip.ipp.pt/ppic2025/book-of-abstracts/assets/ppic25-boa.pdf | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.title | Da teoria à prática: Entrevista a fisioterapeutas como estratégia pedagógica para a aplicação e integração dos conteúdos curriculares | por |
| dc.type | conference paper | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferenceDate | 2025-07 | |
| oaire.citation.conferencePlace | Porto | |
| oaire.citation.startPage | 63 | |
| oaire.citation.title | Porto Pedagogical Innovation Conference - P.PIC 2025 | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
| person.familyName | Lopes | |
| person.givenName | Sofia | |
| person.identifier.ciencia-id | 6E18-5E9B-9CA6 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-3306-7557 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 57103538800 | |
| relation.isAuthorOfPublication | d28d4024-424a-4597-beb1-007500e8902b | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d28d4024-424a-4597-beb1-007500e8902b |
