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Dizia T. S. Eliot que não há arte mais teimosamente universal do que a poesia1. Talvez nenhum poeta
seja tão teimosamente universal como Louis MacNeice (1907-1963). Nascido em Belfast e educado em
Inglaterra, MacNeice pertence a uma geração de poetas, onde se incluem W. H. Auden, Stephen Spender e
Cecil Day-Lewis, a quem não é indiferente o contexto sociopolítico e que, de forma mais ou menos
acentuada, se empenha numa literatura de intervenção, muito em consequência do pessimismo gerado pela
Segunda Guerra Mundial.
Paradoxalmente, a poesia de Louis MacNeice vive da descontextualização: não se conforma com uma
realidade estática ou adormecida, cristalizada em parcelas estanques. Embora alguns aspectos mais
significativos da sua obra se relacionem directamente com uma identidade cultural e linguística
ambivalente, o que mais parece salientar-se é a importância que MacNeice atribui ao movimento do mundo
e à forma como esse movimento actua sobre o ser.
Dizia T. S. Eliot que não há arte mais teimosamente universal do que a poesia1. Talvez nenhum poeta seja tão teimosamente universal como Louis MacNeice (1907-1963). Nascido em Belfast e educado em Inglaterra, MacNeice pertence a uma geração de poetas, onde se incluem W. H. Auden, Stephen Spender e Cecil Day-Lewis, a quemnão é indiferente o contexto sócio-político e que, de forma mais ou menos acentuada, se empenha numa literatura de intervenção, muito em consequência do pessimismo gerado pela Segunda Guerra Mundial.
Dizia T. S. Eliot que não há arte mais teimosamente universal do que a poesia1. Talvez nenhum poeta seja tão teimosamente universal como Louis MacNeice (1907-1963). Nascido em Belfast e educado em Inglaterra, MacNeice pertence a uma geração de poetas, onde se incluem W. H. Auden, Stephen Spender e Cecil Day-Lewis, a quemnão é indiferente o contexto sócio-político e que, de forma mais ou menos acentuada, se empenha numa literatura de intervenção, muito em consequência do pessimismo gerado pela Segunda Guerra Mundial.
Description
Polissema: Revista de Letras do ISCAP 2002/N.º 2
Linguagens
Keywords
Literatura
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
