Repository logo
 
Publication

O naturalismo na evolução da narrativa visual cinematográfica: direção de fotografia na curta-metragem Sem Sinal

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, José Quinta
dc.contributor.advisorRibeiro, Pedro Azevedo
dc.contributor.authorValente, Joana Andreia Pinho
dc.date.accessioned2024-11-22T12:18:02Z
dc.date.available2024-11-22T12:18:02Z
dc.date.issued2024-10-17
dc.descriptionTrabalho de projeto
dc.description.abstractA luz abraça os espaços e estórias, da mesma forma que consegue Vincar as “auras” das personagens envolvidas, transformando a atmosfera ao longo da narrativa. Não só a construção da iluminação é um elemento-chave, mas também a cor é um grande complemento da estimulação Visual e estética que define um filme. Este ensaio propõe-se a explorar a modelação estilística e narrativa da iluminação e a forma como alcançar o propósito idealizado. Também tem como objetivo salientar o processo de estudo e execução utilizado na Direção de Fotografia da curta-metragem de ficção Sem Sinal, com especial foco no uso da iluminação para a criação de uma dimensão emocional e Visual, utilizando, posteriormente, o trabalho de colorista para oferecer o efeito dramático pretendido. O objetivo, durante o percurso deste estudo, passa por retratar as intenções, usando referências e técnicas que serão aplicadas no caso prático, acrescentando a análise do resultado obtido.pt_PT
dc.description.abstractThe light embraces the spaces and the stories, in the same way that it can highlight the “auras” of the characters involved, transforming the atmosphere throughout the narrative. Not only is the construction of lighting a key element, but color is also a great complement of visual and aesthetic stimulation that defines a film. This essay sets out to explore the stylistic and narrative modeling of lighting and how to achieve the idealized purpose. It also aims to highlight the study and execution process used in the Cinematography of the short fiction film Sem Sinal, With a special focus on the use of lighting to create an emotional and visual dimension, subsequently using the work of a colorist to offer the intended dramatic effect. The objective throughout this study is to portray what I intend, using references and techniques that will be applied in the practical case, adding the analysis of the results obtained.pt_PT
dc.identifier.tid203735315pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26445
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDreção de fotografiapt_PT
dc.subjectRealismopt_PT
dc.subjectNaturalismopt_PT
dc.subjectIluminaçãopt_PT
dc.subjectColoristapt_PT
dc.subjectCinematographypt_PT
dc.subjectRealismpt_PT
dc.subjectNaturalismpt_PT
dc.subjectLightingpt_PT
dc.subjectColor gradingpt_PT
dc.titleO naturalismo na evolução da narrativa visual cinematográfica: direção de fotografia na curta-metragem Sem Sinalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Cinema e Fotografia - Especialização em Cinema de Ficçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_JoanaValente_2024.pdf
Size:
12.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: