Repository logo
 
Publication

Construir a cidadania através da consciência plurilingue e intercultural no ensino do Inglês no 1º CEB

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sofia Maria Cruz de Melo
dc.contributor.authorPedrosa, Sónia Carla de Sousa Baptista
dc.date.accessioned2019-12-06T12:42:23Z
dc.date.available2019-12-06T12:42:23Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e o papel do professor, num mundo globalizado em constante mutação, passam pela educação transformadora, pois o mundo apresenta-se cada vez mais interconectado e interdependente. É crucial proporcionar aos alunos atividades que promovam o desenvolvimento dos valores humanos e sociais. Deste modo, procura-se formar cidadãos que respeitem não só a sua identidade, mas também a dos outros, encarando a diversidade linguística e cultural como uma fonte de enriquecimento mútua. Este estudo desenvolveu-se numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e procura compreender as potencialidades do ensino do Inglês para a formação pessoal e social do aluno enquanto futuro cidadão da sociedade do século XXI. Para delinear e estruturar este estudo, formulou-se a seguinte questão de partida: De que forma o professor de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico poderá promover o desenvolvimento global do aluno enquanto cidadão da sociedade do século XXI? Tendo em conta a experiência adquirida ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, este projeto constitui um estudo de caso, com recurso à análise documental (planificações didáticas, relatório de autoavaliação e documentos oficiais) e a uma abordagem fenomenológica e, como tal, qualitativa. A análise dos resultados sugere que as diversas atividades dinamizadas surtiram efeito, uma vez que estas aparentam ter proporcionado o enriquecimento pessoal e social dos alunos, desenvolvendo competências cruciais para o cidadão da sociedade contemporânea.pt_PT
dc.description.abstractEnglish teaching in Primary Education and the teacher’s role, in an ever changing globalized world, involves a transformative reading of education, as the world is becoming increasingly interconnected and interdependent. It is crucial to provide students with activities which promote the development of human and social values. Thus, the aim is to train and prepare citizens who respect not only their identity but also that of others, facing linguistic and cultural diversity as a source of mutual enrichment. This study was developed in a 4th grade class and seeks to understand the potential of English teaching for the student’s personal and social education as future 21 century citizen. In order to outline and structure this study, the following starting question has been formulated: How can the Primary Education English teacher foster the global development of the student as a 21st century citizen? Based on my experience achieved during the internship, this project is a case study, using documental analysis (didactic plans, self-evaluation reports and official documents) and a phenomenological and thus qualitative approach. The analysis of the results suggests that the different activities carried out by the English teacher in the Primary Education setting produced the desired effects, because they seem to have provided students’ personal and social enrichment, developing crucial competences for the modern society’s citizen.pt_PT
dc.identifier.tid202570347
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15054
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectCompetências plurilingue e interculturalpt_PT
dc.subjectInglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento global do alunopt_PT
dc.subjectCitizenshippt_PT
dc.subject21 century teacherpt_PT
dc.subjectPlurilingual and intercultural competencespt_PT
dc.subjectEnglish in the 1st Cycle and Student’s Global Developmentpt_PT
dc.titleConstruir a cidadania através da consciência plurilingue e intercultural no ensino do Inglês no 1º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_SóniaPedrosa_2019.pdf
Size:
8.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: