Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Marta Alexandra da Silva Oliveira

dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves
dc.contributor.advisorGraça, Vânia Gabriela Dias
dc.contributor.authorOliveira, Marta Alexandra da Silva
dc.date.accessioned2024-03-08T14:45:46Z
dc.date.available2024-03-08T14:45:46Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractA educação e a escola estão a sofrer mudanças significativas inerentes às transformações sociais e tecnológicas próprias do desenvolvimento da sociedade, o que estreita a necessidade de o docente refletir sobre a sua ação educativa durante o seu percurso profissional, de forma a melhorar e inovar as práticas pedagógicas, adequando-as não só às exigências e aos desafios tecnológicos característicos do século XXI, como também às necessidades, aos interesses e às aprendizagens das crianças, mobilizando o diálogo constante entre teoria e prática para o desenvolvimento de um maior sentido crítico e reflexivo, de acordo com a metodologia da lnvestigação-Ação. Assim sendo, o presente relatório de estágio reflete a prática educativa supervisionada realizada na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico conferindo, por esse motivo, a construção de um perfil duplo docente facilitador da continuidade educativa. Nesse sentido, as ações desenvolvidas apresentadas fortalecem a importância da criança como construtor do seu próprio conhecimento, privilegiando metodologias ativas de aprendizagem e de participação, através de propostas educativas que promovam dinâmicas de trabalho colaborativo e cooperado numa aprendizagem significativa e de transversalidade de saberes, como a Metodologia de Trabalho por Projeto. Desse modo, as ações pedagógicas desenvolvidas em ambos os níveis educativos privilegiaram, por um lado, a aprendizagem pelos sentidos e, por outro, a utilização das tecnologias da informação e comunicação, através da educação sensorial, numa perspetiva socioconstrutivista, evidenciando a importância das interações interpessoais e das relações com o meio no desenvolvimento e na aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractEducation and school are suffering major changes inherited by social and technological transformations that come from the society's development, which creates a need for the teacher to reflect over their educational action during their professional path in arder to improve and innovate their pedagogical practices, adapting those not only to the technological demands and challenges characteristic of the XXI century, as well as to the children's necessities, interests and learnings, mobilizing the constant dialogue between theory and practice to the development of a bigger criticai and reflective senses, according to the Methodology of Action Research. Therefore, this internship report reflects the supervised educational practice carried out in Pre-school Education and in the first cycle of Basic Education checking out, for that reason, the building of a double teacher profile that facilitates educational continuity. ln that regard, the presented developed actions strengthen the importance of the child as a maker of their own knowledge, prioritizing active methodologies of learning and participation through educational proposals that promote collaborative work dynamics cooperated in a meaningful learning and transversality of knowledge, such as the Project Work Methodology. Thus, the developed pedagogical actions in both educationallevels prioritized, on the one hand, the learning through the senses and, on the other hand, the use of information and communication technologies, through sensory education, in a socio- constructivist perspective, highlighting the importance of interpersonal interactions and relationships with the environment in the development and learning.pt_PT
dc.identifier.tid203547543
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25138
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPerfil duplopt_PT
dc.subjectMetodologia de Trabalho por Projetopt_PT
dc.subjectEducação sensorialpt_PT
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectPerspetiva socioconstrutivistapt_PT
dc.subjectDual profilept_PT
dc.subjectWork methodology by projectpt_PT
dc.subjectSensory educationpt_PT
dc.subjectlnformation and Communicationpt_PT
dc.subjectTechnologiespt_PT
dc.subjectSocio-constructivisme perspectivept_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Marta Alexandra da Silva Oliveirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Marta Oliveira_2022.pdf
Size:
25.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: