Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio da prática educativa supervisionada

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barros
dc.contributor.authorSarmento, Ana Mafalda Cruz Esteves
dc.date.accessioned2017-07-04T13:40:22Z
dc.date.available2017-07-04T13:40:22Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO presente relatório de estágio surge com o intuito de apresentar e refletir sobre todo o percurso da mestranda nas valências de Creche e Pré-Escolar, no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação do Porto. Neste sentido, são apresentados e descritos os dois contextos e os grupos de crianças com os quais a mestranda interveio e que fundamentaram a sua intencionalidade educativa. Ao longo da sua prática pedagógica, a mestranda centrou-se na metodologia investigação-ação assentando sobre as suas quatro etapas: a observação, planificação, ação e reflexão/avaliação. Esta metodologia recorre a instrumentos de recolha de dados que permitiram à mestranda um melhor levantamento de informação e a planificação de atividades diversificadas, estabelecendo a articulação entre a teoria e a prática e procurando desenvolver uma intervenção de qualidade. A Prática Educativa Supervisionada pressupõe também o conhecimento de pressupostos teóricos e legais que regulam toda a ação da mestranda e que serviram de suporte basilar para a sua prática, nomeadamente decretos-leis, orientações e modelos pedagógicos, entre outros, referidos ao longo do documento e com os quais a mestranda contactou ao longo da sua formação e a auxiliaram na co construção de saberes em conjunto com os atores educativos. Por fim, ao longo da sua prática a mestranda adotou uma postura critica e reflexiva realizando uma reflexão na, sobre e para ação, o que lhe permitiu o desenvolvimento de competências e saberes para a construção do seu perfil profissional.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report was created with the purpose of introducing and reflecting on the entire journey of this Master student in the Nursing and Pre-School valencies within the scope of the Curricular Units of Supervised Educational Practice of the Master's Degree in Pre-School Education at Escola Superior de Educação do Porto. In this sense, the two contexts and the groups of children with whom the Master student intervened and that served as the basis for their educational intentionality are presented and described here. Throughout her pedagogical practice the master student focused on the research-action methodology, based on its four stages: observation, planning, action and reflection/evaluation. This methodology uses data collection tools that allow it to better collect information and plan diversified activities, establishing the articulation between theory and practice and this way a quality intervention. The Supervised Educational Practice also presupposes the knowledge of theoretical and legal presuppositions that regulate all the master student's actions and which served as a basic support for its practice, namely decrees-laws, ordinances, guidelines and pedagogical models, among others, referred throughout the document and with which the master student contacted during her training and helped her in the construction of scientific knowledge together with all the educational actors. Finally, throughout her practice, the master student adopted a critical and reflexive posture, reflecting at, on and for action, which allowed her to develop skills and knowledge to build her professional profile.pt_PT
dc.identifier.tid201712016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9986
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectMetodologia Investigação-Açãopt_PT
dc.subjectPrática Educativa Supervisionadapt_PT
dc.subjectPré-Escolarpt_PT
dc.subjectDay Carept_PT
dc.subjectResearch-Action Methodologypt_PT
dc.subjectSupervised Educational Practicept_PT
dc.subjectPre-Schoolpt_PT
dc.titleRelatório de estágio da prática educativa supervisionadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaSarmento_2017.pdf
Size:
2.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: