Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
dc.contributor.authorSoares, Patrícia Barbosa Silva
dc.date.accessioned2016-12-12T12:13:18Z
dc.date.available2016-12-12T12:13:18Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractNo âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente no contexto da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, foi concebido o presente Relatório de Estágio com a finalidade de dar a conhecer a prática vivenciada pela professora estagiária nos contextos educativos, procurando, assim, refleti-la de forma sustentada e fundamentada em referências teóricos e legais de relevância. Numa primeira parte realizou-se um enquadramento académico e profissional que alicerçaram e nortearam a ação da mestranda. Ao nível académico, integrou-se conhecimentos de natureza legal, teórica e didática, que enquadram este mestrado e apoiam a formação académica dos futuros profissionais de educação. No que diz respeito à dimensão profissional apresenta-se um quadro teórico-concetual que sustentou a prática da professora estagiária ao longo deste percurso. Num segundo momento, descreveu-se e refletiu-se sobre as experiências vividas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no ano letivo 2013/2014. Esta foi realizada no Agrupamento de Escolas do Cerco, com uma turma do 5.º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária do Cerco e outra do 2.º ano de escolaridade da EB1/JI do Falcão. O estágio contemplou diversos momentos fundamentais para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais: observação; cooperação; regência; participação e desenvolvimento de atividades e projetos no contexto educativo. Para além disto, as atitudes investigativas e critico-reflexivas foram fundamentais para melhorar a intervenção educativa, promovendo nos estudantes aprendizagens eficazes e significativas. Todo este percurso formativo constituiu uma base sólida da identidade profissional docente, que estará em constante evolução, perspetivando assim uma formação contínua/aprendizagem ao longo da vida.pt_PT
dc.description.abstractUnder the Master in Teaching 1st and 2nd Cycle of Basic Education, particularly in the context of the course unit Curricular Integration: Educational Practice and Internship Report, it was conceived this Internship Report with the purpose of demonstrating the practice experienced by a trainee teacher in the educational contexts, seeking, thereby, to reflect it in a sustained approach and based on theoretical and legal references of relevance. In the first part it was held an academic and professional framework that sustained and guided the action of the Master’s student. At the academic level it was integrated the knowledge of legal, theoretical and didactical nature that surrounds this Master and support the academic training of future education professionals. When considering the professional dimension, it was presented a conceptual-theoretical framework that sustained the practice of the trainee teacher along this path. Secondly, it was described and reflected on the lived experiences during the Supervised Teaching Practice developed in the academic year 2013/2014. This was held at the Assembly of Schools of Cerco, with a class of 5th grade from the Basic and Secondary School of Cerco and another class of 2nd grade from the EB1/JI of Falcão. The internship included several key moments in the development of personal, social and professional skills: observation; cooperation; regency; participation and development of activities and projects in the educational context. In addition, the investigative and critical-reflexive attitudes were crucial to improve the educational intervention, promoting effective and meaningful learning on students. This entire formation journey laid a solid foundation of professional teaching identity, which will be constantly evolving, thus foreseeing a continuous formation/learning throughout life.pt_PT
dc.identifier.tid201385627
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8748
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectObservaçãopt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectAtitudes investigativaspt_PT
dc.subjectAtitudes crítico-reflexivaspt_PT
dc.subjectObservationpt_PT
dc.subjectCooperationpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectInvestigative attitudespt_PT
dc.subjectCritical-reflective attitudespt_PT
dc.titleRelatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTO
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Patricia Soares_2014.pdf
Size:
7.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: