Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
dc.contributor.advisorPinto, Carlos Jorge de Sá
dc.contributor.authorMendes, Paula Daniela Teles
dc.date.accessioned2016-12-21T15:15:01Z
dc.date.available2016-12-21T15:15:01Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO relatório de estágio em análise tem como principal objetivo refletir, de forma crítica e reflexiva, sobre todo o processo de formação da mestranda, mais concretamente sobre os momentos de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Prática Pedagógica Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, encontram-se presentes, neste relatório, momentos de aquisição de saberes teóricos e de construção de saberes da prática, momentos de reflexão, momentos de colaboração e de avaliação do processo formativo. Este relatório constitui, assim, um documento de construção da identidade profissional docente. No decorrer da sua prática pedagógica, a mestranda desenvolveu competências profissionais resultantes de um processo formativo que permitiu a aquisição de saberes, a experimentação em contexto real, a colaboração entre pares, professor cooperante e supervisor institucional, a reflexão e investigação no sentido da transformação e melhoramento da prática educativa. Assim, assumiu-se uma postura analista e reflexiva, inquiridora e investigativa, de modo a permitir à mestranda agir de forma pedagógica, de modo a promover uma aprendizagem construtivista.pt_PT
dc.description.abstractThe present report in analyse has a main purpose to reflect, in a critical way, about all the student’s process, mainly about moments of Supervised Pedagogical Practice in Pre-School and Elementary School Education. Thus, are present in this work the principal processes that occurred in an evolutional way to the student, as a professional in education. In the path of this practices, the student developed professional skills, consequent of an action-research process, with the main intent of investigating practices, adapting them to the instances in concern and to enhance them having in mind that, along with practice, comes concerning theory, as well as the legal terms in it, during all the said process. Nonetheless, as a way of all the skills emerge, was necessary to proceed for the creation of a yielding conceptual framework, adapted as well to both contexts were the student developed her actions. Along with this pliancy and for a possible process, it was required an analyst and reflective stance, so that it would be possible for the student to act pedagogically in order to promote a constructivist learning.pt_PT
dc.identifier.tid201614006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8943
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectPrática-pedagógicapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectEvolução profissionalpt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectAction-research processpt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.titleRelatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_PaulaMendes_2016
Size:
1.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: