Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio

dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorLeão, Carolina Neto dos Santos Ribeiro
dc.date.accessioned2016-05-19T15:10:45Z
dc.date.available2016-05-19T15:10:45Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente relatório de qualificação profissional, como requisito (parcial) para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, é o reflexo dos saberes e competências profissionais adquiridas pelas experiências vividas durante a prática pedagógica supervisionada, desenvolvida em dois contextos de estágio: Educação Pré- Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo desta formação inicial a mestranda adquiriu saberes científicos, pedagógicos, didáticos, culturais e de investigação que lhe possibilitaram o desenvolvimento de práticas sustentadas. A interação entre os saberes teóricos mobilizados e a reflexão sobre a prática, possibilitaram a construção de um quadro teórico próprio, com visão e pensamento pessoal, permitindo à futura profissional de educação melhorar e transformar a prática educativa, agindo nos contextos de forma adequada, visando a inclusão e equidade. Através da adoção de uma postura crítica, reflexiva e indagadora, apoiada nos processos da metodologia de investigação-ação – observação, planificação, ação, reflexão e avaliação – a mestranda desenvolveu a práxis de forma cíclica e articulada. Com efeito, a mestranda procurou desenvolver práticas que promovessem aprendizagens significativas e efetivas para as diferentes crianças e que lhes permitissem ser construtoras ativas do seu próprio conhecimento, numa perspetiva holística da educação e do desenvolvimento da criança, encarando-a como centro do processo de ensino e aprendizagem. Em conformidade, os estágios desenvolvidos em ambos os contextos permitiram a construção de um perfil generalista, através do desenvolvimento de competências marcadas por uma (re)construção pessoal e profissional, auxiliadas por processos colaborativos e reflexivos.pt_PT
dc.description.abstractThe present report of professional qualification, as a requirement (partial) for the master’s degree in Preschool Education and Primary Education, is a reflection of professional knowledge and skills acquired by the experiences from pedagogical practices supervised developed in two contexts of internship: Preschool Education and Primary Education. Throughout this initial formation the master’s student acquired scientific, pedagogical, cultural and investigation knowledge that allow her to develop sustainable practices. The interaction between the mobilized theoretical knowledge and the reflection on the practice, allowed the construction of a proper theoretical framework, with vision and personal thought, allowing the future education’s professional to improve and transform the educational practice, acting in contexts properly, aiming inclusion and equity. By adopting a critical, reflective and inquiring posture, supported in investigation-action methodology processes – observation, planning, action, reflection and evaluation – the master’s student has developed the practice in a cyclical and articulated way. Indeed, the master’s student searched to develop practices that promote meaningful and effective learning for different children and to enable them to be active builders of their own knowledge, in a holistic perspective of education and child development, viewing it as the center of the teaching and learning process. Accordingly, the internships developed in both contexts allowed the construction of a generalist profile, by developing skills marked by a personal and professional (re) construction, aided by collaborative and reflective processes.pt_PT
dc.identifier.tid201174707
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8247
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectPerfil duplopt_PT
dc.subjectProfissional reflexivopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectEducationen
dc.subjectDouble profileen
dc.subjectReflective professionalen
dc.subjectInvestigation-actionen
dc.titleRelatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_CarolinaLeao_2016.pdf
Size:
839.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: