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Implementação de um projeto mecânico de um pórtico automatizado

dc.contributor.advisorSottomayor, Alexandre Goncalves Santos Santiago
dc.contributor.authorSilva, David Alexandre Lopes Correia e
dc.date.accessioned2022-07-25T11:01:52Z
dc.date.available2022-07-25T11:01:52Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractInevitavelmente, quando se fala das diferentes e mais pujantes indústrias, fala-se da indústria automóvel. Esta indústria tem um valor e importância muito significativos, não só em Portugal, mas também no mundo. Já há largas décadas que é um setor muito procurado e tem vindo a ter um crescimento cada vez mais exponencial, o que obriga a uma constante evolução e desenvolvimento, nunca deixando de dar prioridade à qualidade. Como consequência do crescimento, torna-se imperativo aumentar a produção a níveis consideráveis. Para que este aumento seja possível, cada vez mais se utilizam métodos de automação e robótica com o intuito de facilitar e acrescentar mais qualidade a três exigências no que toca aos processos de produção - segurança, assertividade e rapidez. O presente documento de dissertação, realizado na empresa multinacional Renault Cacia, centra-se na realização e implementação de um projeto mecânico de um pórtico de alimentação de duas máquinas na linha da Árvore Secundária Alta (ASH), para a caixa de velocidades JT4, no âmbito do projeto LEAN Manufacturing do atelier 1 peça branca. Tem, também, como objetivo a construção de um dossier (ou manual) técnico para um equipamento industrial automatizado de carga e descarga de uma máquina Horkos, segundo o standard Renault. Numa primeira fase analisa-se a linha de produção, percebendo os diferentes processos a que a peça é sujeita. Seguidamente, estuda-se a melhor solução para o tipo de pórtico mais eficaz e eficiente para a realização da tarefa. Depois de concluídas estas etapas, passa-se à construção do dossier técnico do equipamento. Este manual técnico vai conter diversas informações sobre o conjunto como: desenhos 2D e 3D, modos de funcionamento e operação, especificações dos diversos componentes envolvidos, análise de riscos, manuais de segurança, transporte e manutenção, normas e diretivas seguidas de uma pequena informação relativa à orçamentação do projeto. O projeto contém também cálculos de dimensionamento de alguns componentes com o intuito de saber quais as solicitações máximas que estes poderão estar sujeitos sem ceder.pt_PT
dc.description.abstractInevitably, when we talk about the different and strongest types of industries, we talk about the automotive industry. This industry has very significant value and importance, not only in Portugal, but also in the world. From very decades, it has been a very sought with exponential growth, which requires a continuous evolution and development, always keeping quality as a high priority. Because of the accentuated growth, it becomes imperative to increase production to considerable levels. For this increase to be possible, automation and robotics methods are progressively being used to ease and add more quality to three requirements regarding production processes – safety, assertiveness and speed. The present dissertation document, conducted at the multinational company Renault Cacia, focuses on the realization and implementation of a mechanical project of a gantry that feeds two machines in the Árvore Secundária Alta (ASH) line, for the JT4 gearbox, in the LEAN Manufacturing project of the atelier 1 peça branca. Its objective is the construction of a technical dossier (or manual) for an automated industrial loading and unloading equipment of an Horkos machine, according to the Renault standard. The first step is to analyze the production line, understanding the different processes that the piece is put through. Then, the best solution for the most effective and efficient type of gantry is studied. Once those steps have been completed, the construction of a technical dossier of the equipment begins. This technical manual will have several information about the equipment, such as: 2D and 3D drawings, functioning and operation modes, specifications of the various components involved, risk analysis, safety, transportation and maintenance manuals, standards and directives, followed by a small information about the project budget. The project also contains sizing calculations for some components in order to know the maximum demands that they may be taken without giving in.pt_PT
dc.identifier.tid203041976pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20708
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAutomóvelpt_PT
dc.subjectProdutividadept_PT
dc.subjectIndústriapt_PT
dc.subjectRenaultpt_PT
dc.subjectPórticopt_PT
dc.subjectEficiênciapt_PT
dc.subjectAutomobilept_PT
dc.subjectProductivitypt_PT
dc.subjectIndustrypt_PT
dc.subjectGantrypt_PT
dc.subjectEfficiencypt_PT
dc.titleImplementação de um projeto mecânico de um pórtico automatizadopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânica - Construções Mecânicaspt_PT

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