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Análise comparativa da rede ferroviária de Portugal e do estado de São Paulo

dc.contributor.advisorLopes, Carla Patricia Filipe da Costa e
dc.contributor.authorInegues, Vanessa
dc.date.accessioned2020-09-29T14:49:49Z
dc.date.available2020-09-29T14:49:49Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar a viabilidade da implantação de uma nova ferrovia no Estado de São Paulo, tendo por base as ferrovias de Portugal. É feita uma análise comparativa de características físicas e operacionais das redes ferroviárias de Portugal e do estado de São Paulo. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma coleta de dados com os principais órgãos estatísticos e do setor de transportes de cada país. A partir desse levantamento foi verificada a falta de recursos para o transporte ferroviário de cargas e especialmente de passageiros no estado de São Paulo face à estrutura ferroviária de Portugal. O estudo de caso tratou de projetar através de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) uma nova ferrovia para São Paulo que atendesse aos deslocamentos populacionais, obtendo resultados sobre o seu traçado, viabilidade, gastos e demanda. Foi verificada a viabilidade de uma ferrovia que interliga São Paulo a Campinas projetada no canteiro central da Rodovia dos Bandeirantes e como esta reduziria o tempo de viagem neste trajeto (a viagem teria cerca de 38 minutos), pois seria operada por um Comboio de Alto Desempenho com uma velocidade média de 150 km/h. A bitola adotada foi a larga (1,60 m) e a ferrovia teria uma extensão de 95,216 km. Esta ferrovia demonstrou-se viável na medida em que já havia sido feita uma proposta de projeto desta ferrovia juntamente com o planeamento da própria rodovia em seu canteiro central, eliminado assim muitas movimentações de terra que poderiam onerar na sua execução. Também foi verificado que há a demanda de passageiros necessária para a implementação de uma ferrovia neste local.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation has the objective to analyse the viability of the implantation of a new railway in the State of São Paulo, based on the railways of Portugal. It was made a comparative analysis of the physical and operational characteristics of the railways of Portugal and the State of São Paulo. For this purpose, a bibliographic research and a data collection was carried out with the main statistical agencies and transport sector of each country. From this survey the lack of resources for the rail transportation of cargo and especially of passengers in the State of São Paulo in relation to the railway structure of Portugal was verified. The case study attempted to design a new railroad to São Paulo through a Geographic Information System (GIS) that would respond to population displacements, obtaining results on its layout, viability, expenses and demand. The feasibility of a railway linking São Paulo to Campinas in the central plot of the Bandeirantes Highway and how it would reduce travel time along this route was verified (the travel would take about 38 minutes) because it would be operated by a High Performance Train with an average speed of 150 km / h. The adopted gauge was 1,60 meters and the railway would have an extension of 95,216 km. This railway proved to be viable as there was already a design proposal for this railway together with the planning of the highway itself at its central plot, thus eliminating many land movements that could burden its execution. It was also verified that there is the necessary passenger demand for the implementation of a railway in this place.pt_PT
dc.identifier.tid202766837
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16294
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFerroviapt_PT
dc.subjectMobilidadept_PT
dc.subjectTransporte de passageirospt_PT
dc.subjectMobilitypt_PT
dc.subjectPassenger transportpt_PT
dc.subjectRailwaypt_PT
dc.titleAnálise comparativa da rede ferroviária de Portugal e do estado de São Paulopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Civil - Infraestruturaspt_PT

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