Publication
A (Re)Descoberta de um Sonho...
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Maia-Lima, Cláudia Manuela Ferreira | |
dc.contributor.advisor | Silva, Sara Aboim da | |
dc.contributor.author | Silva, Eduarda Filipa Gomes Castro | |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T10:38:57Z | |
dc.date.available | 2021-05-11T10:38:57Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.description.abstract | O relatório emerge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada,inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico.Este documento, que habilita para a docência nas áreas consignadas, visa espelhar as experiências vividas ao longo de nove meses extenuantes, permitindo um amplo desenvolvimento profissional e pessoal e uma multiplicidade de aprendizagens decorrentes do ciclo de ação pedagógica levado a cabo, composto pelas fases de observação,planificação,intervenção e avaliação.Durante este processo educativo,a mestranda foi penetrando um olhar sistemático e reflexivo sobre a prática,visando atribuir sentido às ações adotadas, sustentando-as em pressupostos teórico-didáticos. Desta forma, melhorando a sua prática profissional, em plena construção.Por sua vez, a própria prática forneceu aprendizagens que possibilitaram a expansão de capacidades e a aquisição de novos conhecimentos, promotores de aprendizagens significativas nos alunos, provando que a teoria e a prática são dimensões indissociáveis. Esta dialética justifica a primazia por uma contínua formação profissional, que perspetiva as melhores práticas para os alunos num tempo e num espaço, de permanente mudança.Uma dessas mudanças,presenciada pela mestranda,incitou a passagem de um ensino presencial para uma modalidade a distância, envolvendo um enorme esforço adaptativo a uma realidade repleta de exigências e desafios, incorporando, inevitavelmente, novas práticas nos processos educacionais. Nesse sentido, a PES ostentou-se como enriquecedora pela possibilidade de contactar com estes ambientes de aprendizagem diferenciados em alunos de contextos mais desfavorecidos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202730093 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/17921 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Prática de Ensino Supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Ação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento pessoal e profissional | pt_PT |
dc.subject | Supervised teaching pratice | |
dc.subject | Pedagogical action | |
dc.subject | Reflection | |
dc.subject | Personal and professional development | |
dc.title | A (Re)Descoberta de um Sonho... | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- DM_EduardaSilva_2021.pdf
- Size:
- 60.73 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format