Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
60.73 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
O relatório emerge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada,inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico.Este documento, que habilita para a docência nas áreas consignadas, visa espelhar as experiências vividas ao longo de nove meses extenuantes, permitindo um amplo desenvolvimento profissional e pessoal e uma multiplicidade de aprendizagens decorrentes do ciclo de ação pedagógica levado a cabo, composto pelas fases de observação,planificação,intervenção e avaliação.Durante este processo educativo,a mestranda foi penetrando um olhar sistemático e reflexivo sobre a prática,visando atribuir sentido às ações adotadas, sustentando-as em pressupostos teórico-didáticos. Desta forma, melhorando a sua prática profissional, em plena construção.Por sua vez, a própria prática forneceu aprendizagens que possibilitaram a expansão de capacidades e a aquisição de novos conhecimentos, promotores de aprendizagens significativas nos alunos, provando que a teoria e a prática são dimensões indissociáveis. Esta dialética justifica a primazia por uma contínua formação profissional, que perspetiva as melhores práticas para os alunos num tempo e num espaço, de permanente mudança.Uma dessas mudanças,presenciada pela mestranda,incitou a passagem de um ensino presencial para uma modalidade a distância, envolvendo um enorme esforço adaptativo a uma realidade repleta de exigências e desafios, incorporando, inevitavelmente, novas práticas nos processos educacionais. Nesse sentido, a PES ostentou-se como enriquecedora pela possibilidade de contactar com estes ambientes de aprendizagem diferenciados em alunos de contextos mais desfavorecidos.
Description
Keywords
Prática de Ensino Supervisionada Ação pedagógica Reflexão Desenvolvimento pessoal e profissional Supervised teaching pratice Pedagogical action Reflection Personal and professional development
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação