Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Obras para violino e piano de compositoras portuguesas do século XX: vias para orientação pedagógica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Patrícia_Durães_MEM_2021.pdf28.58 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório está inserido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, no Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. No primeiro capítulo é feita uma apresentação da instituição onde a intervenção pedagógica foi realizada através da observação da comunidade escolar, tendo como Supervisora a Professora Dra. Sofia Lourenço (ESMAE) e como Orientadores Cooperantes o Professor Nuno Soares e o Professor Sérgio Tavares (Instituição de Acolhimento). No segundo capítulo encontramos não só um resumo dos conteúdos e aprendizagens obtidas como as planificações e reflexões das aulas ministradas e observadas. Para integrar este estágio foram escolhidos alunos de graus e idades diferentes, com o intuito de contactar com realidades distintas e desenvolver diferentes práticas pedagógicas para cada aluno. No terceiro capítulo está inserido o projeto de investigação, englobando duas componentes distintas, mas que estão interligadas. Após um levantamento das peças das compositoras portuguesas escolhidas, seguindo uma perspetiva metodológica qualitativa de análise de conteúdo, procedeu-se ao mapeamento e organização das peças enquadrando-as assim, na aprendizagem do violino, desde o período da iniciação até um período mais avançado de maturidade técnica e musical. Teve-se com principal objetivo tornar mais fácil o acesso ao espólio musical Português em questão, que se encontra sob uma certa penumbra e desconhecimento da comunidade dos músicos, para que este possa ser integrado no repertório pedagógico da aprendizagem do violino, tornando-se assim numa mais-valia.
This internship report is part of the Supervised Teaching curricular unit, inserted in the Master’s Degree in Music Teaching from Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. In the first chapter, it was done an observation of the institution where the pedagogical intervention was made throughout the observation of the school community, with Professor Sofia Lourenço (ESMAE) as Supervisor and Professor Nuno Soares and Professor Sérgio Tavares (Host Institution) as Cooperating Advisors. The second chapter is constituted of a summary of the contents and lessons learned and the planification and reflections of the classes given and observed. To integrate this internship, students of different grades and ages were chosen, in order to contact with different realities and develop different pedagogical practices for each student. The third chapter consists in the investigation project, which is divided in two distinct components, which are related. After a research of the pieces chosen by Portuguese female composers, and following a qualitative methodological perspective analysis of the content, these were mapped and organized into the violin curricular program, from the beginning age until a more advanced period of technical and musical maturity. The main objective was to give an easier access to the Portuguese women composers, which is under a certain darkness and so far, unexplored in the musician’s community, including those pieces into the violin repertoire taking all advantage from them.

Description

Keywords

Ensino de música - violino Observação e planificação de aulas de violino Obras para violino de Elvira de Freitas, Berta Alves de Sousa, Constança Capdville Music teaching - violin Lesson observation and planning Violin and piano pieces by Elvira de Freitas Berta Alves de Sousa, Constança Capdville

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License