Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-23"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O ajustamento intercultural de expatriados e impatriados numa organização portuguesa: um estudo de casoPublication . Correia, Catarina Calçada; Martins, Dora Cristina MoreiraA crescente globalização dos mercados é um dos principais desafios para as organizações no decurso do século XXI, levando as organizações a expatriar os seus colaboradores. Paralelamente, a população estrangeira a residir e a procurar trabalho em Portugal tem vindo a crescer substancialmente nos últimos anos. Considerando estes dois fatores, torna-se importante compreender de que forma acontece o ajustamento intercultural destes dois tipos de indivíduos, expatriados e impatriados. Assim, o presente estudo tem como objetivos (1) compreender o processo de ajustamento intercultural dos expatriados e dos impatriados de uma empresa portuguesa, (2) explorar os fatores de adaptação intercultural, (3) conhecer o apoio organizacional prestado aos trabalhadores internacionais, (4) explorar a perceção dos trabalhadores internacionais e (5) conhecer as expectativas futuras dos trabalhadores internacionais com a MI. Tendo como suporte a entrevista semiestruturada construída para o efeito, foram entrevistados 8 expatriados, 8 impatriados, 3 chefias e 1 gestão de RH. Todos os participantes pertencem a uma organização portuguesa do setor elétrico com operação em diferentes países, o que permite uma forte sustentabilidade dos resultados. Os resultados sugerem que, os expatriados têm menos receios e uma adaptação mais rápida, ao mesmo tempo que são movidos pelas condições monetárias e recebem um apoio mais direcionado para a área logística. A distância da família é o aspeto mais negativo da MI, sendo que trabalhar com colegas do país de origem e autóctones facilitou o processo de adaptação. Contrariamente, os impatriados têm mais receios e a adaptação ao país e empresa de acolhimento foi gradual. O desenvolvimento pessoal e profissional foram os impulsionadores da missão internacional e, estes, recebem um tipo de apoio mais direcionado para o âmbito pessoal. A distância da família é, igualmente, o aspeto mais negativo, mas todo o processo de adaptação foi facilitado pelo idioma. No final, são apresentadas as conclusões.
- Complexity Constraint in the Distributor's Pallet Loading ProblemPublication . Barros, Hugo; Pereira, Maria Teresa; Ramos, António G.; Ferreira, Fernanda A.This paper presents a study on the complexity of cargo arrangements in the pallet loading problem. Due to the diversity of perspectives that have been presented in the literature, complexity is one of the least studied practical constraints. In this work, we aim to refine and propose a new set of metrics to measure the complexity of an arrangement of cargo in a pallet. The parameters are validated using statistical methods, such as principal component analysis and multiple linear regression, using data retrieved from the company logistics. Our tests show that the number of boxes was the main variable responsible for explaining complexity in the pallet loading problem.
- Obras para violino e piano de compositoras portuguesas do século XX: vias para orientação pedagógicaPublication . Durães, Patrícia Filipa Dias; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Soares, Nuno; Tavares, SérgioEste relatório está inserido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, no Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. No primeiro capítulo é feita uma apresentação da instituição onde a intervenção pedagógica foi realizada através da observação da comunidade escolar, tendo como Supervisora a Professora Dra. Sofia Lourenço (ESMAE) e como Orientadores Cooperantes o Professor Nuno Soares e o Professor Sérgio Tavares (Instituição de Acolhimento). No segundo capítulo encontramos não só um resumo dos conteúdos e aprendizagens obtidas como as planificações e reflexões das aulas ministradas e observadas. Para integrar este estágio foram escolhidos alunos de graus e idades diferentes, com o intuito de contactar com realidades distintas e desenvolver diferentes práticas pedagógicas para cada aluno. No terceiro capítulo está inserido o projeto de investigação, englobando duas componentes distintas, mas que estão interligadas. Após um levantamento das peças das compositoras portuguesas escolhidas, seguindo uma perspetiva metodológica qualitativa de análise de conteúdo, procedeu-se ao mapeamento e organização das peças enquadrando-as assim, na aprendizagem do violino, desde o período da iniciação até um período mais avançado de maturidade técnica e musical. Teve-se com principal objetivo tornar mais fácil o acesso ao espólio musical Português em questão, que se encontra sob uma certa penumbra e desconhecimento da comunidade dos músicos, para que este possa ser integrado no repertório pedagógico da aprendizagem do violino, tornando-se assim numa mais-valia.
- O Novo paradigma da gestão pública no brasil: o processo de implantação da governança pública e o desempenho dos servidores que estão nos cargos de gestão dos campi do Instituto Federal de RondôniaPublication . Viana, Alberto Bruno de Oliveira; Sequeira, Arminda Maria Sá Moreira BarbosaExiste um novo paradigma para a gestão pública baseada nos conceitos de governança e liderança, que estão, desde 2000, em fase de implantação na Administração Pública brasileira, sendo essa uma iniciativa do governo federal brasileiro. Assim, este estudo tem por finalidade verificar em que estágio do processo de implantação da Governança se encontra o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) tendo por base os princípios, normativas e requisitos definidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para a transposição do modelo de governança para a realidade concreta de uma instituição de ensino pública. Complementarmente pretende-se aferir o grau de conhecimento sobre o tema da governança por parte dos responsáveis, referentes aos dois últimos mandatos eletivos dos seus diretores-gerais, consistindo a análise no confronto dos resultados atingidos com os objetivos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Pretendemos, ainda, proceder ao levantamento do perfil profissional inicial e adquirido ao longo do exercício das funções de cada diretor-geral, com a intenção de verificar se existe uma correlação entre formação acadêmica e a experiência profissional em liderança e gestão e desempenhos alinhados com o que preconiza da Governança no componente de Gestão de Pessoas. No sentido de responder a esses objetivos, esta investigação adotou a abordagem quali-quantitativa, com método hipotético-dedutivo. A análise metodológica foi realizada por meio do Estudo de Caso, com recolha de dados foi realizada por intermédio de questionário via Google Forms, com perguntas fechadas aos diretores-gerais dos campi do IFRO e entrevista semiestruturada com o reitor do Instituto. Foram apresentadas as conclusões sobre o grau de implantação da Governança no IFRO. Em linhas gerais, percebeu-se que a implantação da Governança no IFRO ainda não foi concluída e não acontece de forma linear nos campi que compõe o Instituto.