Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Inês Polido Freire

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorFérias, Ana Rita Moutinho
dc.contributor.authorFreire, Inês Polido
dc.date.accessioned2023-11-16T10:53:48Z
dc.date.available2023-11-16T10:53:48Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractO relatório apresentado visa a reflexão e descrição do percurso de formação inicial nos níveis de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacando com extrema relevância a formação e coconstrução completa e sustentada da área da docência. Com vista à sustentação de todo o percurso traçado associamos a pedagogia à metodologia de Investigação-Ação, permitindo que o ato de agir da docência se baseie em princípios de observação, reflexão, planificação e avaliação. A criança é vista como o centro da sua aprendizagem e do seu conhecimento, motivando e enaltecendo o desenvolvimento holístico da mesma. Deste modo, o adulto apresenta-se como um mediador ativo de todo o seu processo motivando os conceitos de colaboração e cooperação nas respetivas valências, defendidos pelas perspetivas sócioconstrutivistas e metodologias ativas. Evidencia-se, ainda, uma articulação entre a teoria e a prática, preservando as distintas áreas do saber e suas especificidades, mobilizando conceitos e temáticas que contribuíram para o desenvolvimento integral da criança. Tanto o percurso desenvolvido na Prática Educativa Supervisionada, como o relatório de estágio levaram à promoção do desenvolvimento pessoal e profissional enquanto futura docente, capacitada com um perfil duplo de aprendizagens e motivações, com aptidão para transformar práticas educativas, assim como a construção da identidade docente, tendo em consideração os interesses e as necessidades da criança, sempre como elemento central da prática. No mesmo documento, apresentam-se todos os referentes teórico-legais que serviram de pesquisa e complemento de toda a formação da mestranda, mobilizando saberes que permitiram desenvolver aprendizagens articuladas e flexíveis, perspetivando a construção de novos saberes.pt_PT
dc.description.abstractThe presented report aims at reflecting on and describing the course of initial training in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education, emphasizing with extreme religion the formation and complete and sustained co-construction of the area of teaching. With a view to sustaining the entire path outlined, we associate pedagogy with the Research-Action methodology, allowing the teaching act to be based on principles of observation, reflection, planning and evaluation. The child is seen as the center of their learning and knowledge, motivating and enhancing their holistic development. In this way, the adult presents himself as an active mediator of his entire process, motivating the concepts of collaboration and cooperation in their respective valences, defended by socio-constructivist perspectives and active methodologies. There is also evidence of an articulation between theory and practice, preserving the different areas of knowledge and their specificities, mobilizing concepts and themes that express the integral development of the child. Both the course developed in the Supervised Educational Practice and the internship report led to the promotion of personal and professional development as a future teacher, trained with a double profile of learning and motivations, with a passage to transform educational practices, as well as the construction of the teaching identity, taking into account the tastes, interests and needs of the child, always as a central element of the practice. In the same document, I present all the theoretical and legal references that served as research and complement the entire training of the master's student, mobilizing knowledge that allows the development of articulated and flexible learning, with a view to the construction of new knowledge.pt_PT
dc.identifier.tid203394631
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23922
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectSocioconstrutivismopt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectAction research methodologypt_PT
dc.subjectSocioconstructivismpt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Inês Polido Freirept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Inês Freire_2023.pdf
Size:
3.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: