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Fatores determinantes na escolha do consumidor

dc.contributor.advisorRibeiro, Anabela Paula Alferes Ferreira
dc.contributor.authorMoreira, Sara Patrícia dos Santos
dc.date.accessioned2015-08-05T11:00:04Z
dc.date.available2015-08-05T11:00:04Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Marketing Digital, sob orientação da professora Mestre Anabela Ribeiropor
dc.description.abstractO comércio moderno encara cada vez mais o comércio online como um complemento, ou mais um meio para a venda dos seus produtos ao consumidor final. Por isso, é frequente observar-se nas montras das lojas físicas um “autocolante” com o endereço da loja online, que informa o consumidor sobre a possibilidade de encomendar os seus produtos através deste meio digital. Esta informação permite que, posteriormente, o consumidor possa comprar esses mesmos produtos a partir de sua casa, ou no local de trabalho, através do seu desktop, tablet ou smartphone. Deste modo, é essencial perceber o comportamento do consumidor online e da loja física, para compreender quais os fatores que influenciam a sua escolha quando interagem com os dois meios (físico e digital). Este estudo procura ir de encontro às preocupações dos responsáveis destes meios, que têm de gerir universos distintos. Através de um estudo quantitativo por questionário a uma amostra de 200 inquiridos, espera-se encontrar os fatores determinantes na escolha do consumidor, relativamente aos dois universos em estudo: o comércio tradicional e o e-commerce. Um estudo preliminar realizado no contexto de uma unidade curricular indicou que os consumidores preferem a loja física, mas ponderam a possibilidade de, num futuro próximo, experimentar o conceito digital e tornarem-se consumidores online. Neste estudo pretendeu-se aprofundar e explorar os aspetos relativos aos fatores determinantes na escolha do consumidor, relativamente a uma loja física e uma loja online.por
dc.description.abstractModern trade is increasingly facing online trade as a supplement or one more means for selling products to final consumers. So it is common to see in shop windows of physical stores a sticker with the website of the online store, informing the client about the possibility of ordering products through the digital means. This information allows consumers to buy products from their home or workplace through their desktop, tablet or smartphone. Thus, it is essential to understand online and physical store consumer behavior in order to recognize which factors influence their choise when interacting with the two means (physical and digital). This study seeks to meet the managers’ concerns of the two means that have to deal with different universes. Through a quantitative study, i.e. a survey, to a sample of 200 respondents, we expect to find determining the consumer's choice, in both universes: the traditional commerce and e-commerce. A preliminary study carried out in the context of a course unit indicated that consumers prefer physical stores but consider to experience or even to become in the near future online consumers. In this study, it is intended to deepen and explore aspects related to determining factors in consumer choice in physical and online stores.en
dc.identifier.tid201635070
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/6605
dc.language.isoporpor
dc.subjectComportamento e decisão de compra do consumidorpor
dc.subjectMarketing no ponto de vendapor
dc.subjectLoja físicapor
dc.subjectLoja onlinepor
dc.subjectE-commercepor
dc.subjectOnline storeen
dc.subjectPhysical storeen
dc.subjectConsumer behavior and purchasing decisionsen
dc.subjectMarketing point of saleen
dc.titleFatores determinantes na escolha do consumidorpor
dc.title.alternativeo caso das lojas físicas e online do hipermercado Continentepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineGestãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Digitalpor

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Dissertação de Mestrado
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