Publication
14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativa
dc.contributor.advisor | Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva | |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da | |
dc.contributor.advisor | Ramos, Paulo | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Filipe André Barbosa da Costa | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T17:12:20Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T17:12:20Z | |
dc.date.issued | 2017-07-18 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola de Música Óscar da Silva, Matosinhos, na classe do Professor Cooperante Paulo Ramos e também baseado no projecto de investigação que consistiu na entrevista e análise comparativa dos 14 estudos para guitarra do guitarrista e compositor Máximo Diego Pujol. Ao longo deste relatório serão apresentadas informações relevantes sobre a escola onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, as planificações e observações realizadas no contexto dessa mesma Prática e o Projecto de Investigação que aborda os 14 Estudos para Guitarra do compositor Máximo Diego Pujol. Partindo de uma abordagem metodológica de âmbito qualitativo, foi realizada uma entrevista ao compositor, tendo-se procedido a um estudo comparativo, no âmbito das questões técnico-interpretativas colocadas. A realização deste relatório e as aprendizagens e reflexões decorrentes do mesmo revelam-se fundamentais para o desenvolvimento das competências pedagógicas e aquisição de novos conhecimentos e estratégias de ensino a aplicar num futuro próximo. | pt_PT |
dc.description.abstract | The main topics of this report are the pedagogical practice developed at Escola de Música Óscar da Silva, Matosinhos, under the supervision of Paulo Ramos and the investigation project consisting of an interview and comparative analysis of 14 studies for guitar from the guitarist and composer Máximo Diego Pujol. Regarding the pedagogical practice, detailed information is presented concerning the music school, planning and supervised teaching. The investigation project focuses on the analysis of the 14 studies for guitar of Máximo Diego Pujol. An interview to the composer was performed using a qualitative approach, complemented by a comparative analysis on the technical and interpretative aspects of the studies. All the work performed in preparation for this report was fundamental for the development of new strategies and competences regarding music teaching to be used in the future. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201721260 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/10157 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino vocacional de música | pt_PT |
dc.subject | Máximo Diego Pujol | pt_PT |
dc.subject | 14 estudos para guitarra | pt_PT |
dc.subject | Guitarra clássica | pt_PT |
dc.subject | Prática de ensino | pt_PT |
dc.subject | Música e linguagem | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical practice | |
dc.subject | 14 studies for guitar | |
dc.subject | Classical guitar | |
dc.subject | Music teaching | |
dc.subject | Music and language | |
dc.title | 14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, Guitarra Clássica | pt_PT |