Publication
A farmácia caseira como estratégia pedagógica em farmacologia aplicada
dc.contributor.author | Jesus, Ângelo | |
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Pinho, Cláudia | |
dc.contributor.author | Santos, Marlene | |
dc.contributor.author | Correia, Patrícia Carla dos Santos | |
dc.contributor.author | Ferraz Oliveira, Rita | |
dc.contributor.author | Cruz, Agostinho | |
dc.date.accessioned | 2022-05-09T16:21:01Z | |
dc.date.available | 2022-05-09T16:21:01Z | |
dc.date.issued | 2019-07 | |
dc.description.abstract | O ensino da Farmacologia é transversal a várias Licenciaturas nas Ciências e Tecnologias da Saúde. Com diferentes focos, ou com distintos graus de complexidade, é comum observar-se a inclusão desta unidade curricular nos planos de estudo. a aprendizagem da Farmacologia envolve muito mais que uma simples memorização. Requer a compreensão de mecanismos de acção, efeitos adversos, adequação de formas farmacêuticas ou vias de administração. O processo de ensino-aprendizagem da Farmacologia nestas Licenciaturas, não sendo esta uma unidade curricular core dos planos de estudos, pode ser no ser dificultada, especialmente se os estudantes não reconhecerem a relevância da Farmacologia na sua formação e futura profissão. Adicionalmente, pelo facto de a Farmacologia englobar um espectro alargado de informação, os estudantes muitas vezes atribuem um rótulo de dificuldade exagerado à partida. Neste sentido, a utilização de processos de ensino-aprendizagem alternativos, como a “Farmácia Caseira” surgem com o objectivo de dinamizar o ensino da farmacologia e envolver os estudantes no processo de aprendizagem. Nesta actividade os estudantes trabalham em grupo para recolher informação e analisar, com base em critérios pré-definidos, os medicamentos que compõem a Farmácia Caseira de cada agregado familiar. Esta actividade, que tem sido utilizada em vários cursos de Licenciatura da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, promove o entendimento de conceitos fundamentais de Farmacologia, e ao mesmo tempo, motiva uma análise critica e informada dos medicamentos presentes nas habitações de cada agregado. Simultaneamente, a apresentação oral dos resultados e posterior debate promove a partilha de ideias e desconstrução de conceitos. Com o intuito de avaliar o impacto desta estratégia, foi disponibilizado um questionário de avaliação aos estudantes de Licenciatura que participaram nesta atividade. Os resultados apontam para um reconhecimento por parte do corpo discente, da importância e impacto desta estratégia pedagógica na aprendizagem e na motivação. A equipa docente, reconhecendo as mais-valias e limitações inerentes a esta estratégia, continuará a promover e disseminar a sua aplicação, nomeadamente pela inclusão de produtos de saúde e terapêuticas não convencionais. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Jesus, Â., Oliveira, A. I., Pinho, C., Santos, M., Correia, P., Oliveira, R. F., & Cruz, A. (2019). A farmácia caseira como estratégia pedagógica em farmacologia aplicada. In 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 13). IPS. https://cnappes.org/files/2019/07/CNaPPES-ResumosCOP.pdf | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/20465 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | IPS | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://cnappes.org/files/2019/07/CNaPPES-ResumosCOP.pdf | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Farmacologia | pt_PT |
dc.title | A farmácia caseira como estratégia pedagógica em farmacologia aplicada | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 13 | pt_PT |
oaire.citation.title | 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | pt_PT |
person.familyName | Jesus | |
person.familyName | Oliveira | |
person.familyName | Pinho | |
person.familyName | Santos | |
person.familyName | Correia | |
person.familyName | Ferraz Oliveira | |
person.familyName | Cruz | |
person.givenName | Ângelo | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.givenName | Cláudia | |
person.givenName | Marlene | |
person.givenName | Patrícia Carla dos Santos Correia | |
person.givenName | Rita | |
person.givenName | Agostinho | |
person.identifier | 1508370 | |
person.identifier.ciencia-id | A91F-3585-4F42 | |
person.identifier.ciencia-id | 8B1B-A0D9-B6E4 | |
person.identifier.ciencia-id | 8311-B967-31C4 | |
person.identifier.ciencia-id | 221F-5A5F-BFC9 | |
person.identifier.ciencia-id | FD1F-2E0C-1254 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3972-8253 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3160-6596 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3157-3712 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5020-5942 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7869-7977 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3933-5740 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1157-8196 | |
person.identifier.rid | A-4404-2012 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56153841300 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57110502000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 1cbff3da-9800-4bd7-8d84-fd8d9ca819b2 | |
relation.isAuthorOfPublication | b38c382c-5355-4b8e-aae0-45af3aa1dc8e | |
relation.isAuthorOfPublication | 01c994b8-cb20-43a8-947c-d2b978283944 | |
relation.isAuthorOfPublication | 8ce9ee39-a4c6-46ae-99e2-49397b550f1b | |
relation.isAuthorOfPublication | 655ab14f-f60f-42c5-8c8a-19d5257ff5f6 | |
relation.isAuthorOfPublication | 6c1b7213-1303-47eb-bfa7-ecbef6a9b8d9 | |
relation.isAuthorOfPublication | d7ec3c5d-b3e0-4e34-8e24-4d1588876120 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 8ce9ee39-a4c6-46ae-99e2-49397b550f1b |