Repository logo
 
Publication

A farmácia caseira como estratégia pedagógica em farmacologia aplicada

dc.contributor.authorJesus, Ângelo
dc.contributor.authorOliveira, Ana Isabel
dc.contributor.authorPinho, Cláudia
dc.contributor.authorSantos, Marlene
dc.contributor.authorCorreia, Patrícia Carla dos Santos
dc.contributor.authorFerraz Oliveira, Rita
dc.contributor.authorCruz, Agostinho
dc.date.accessioned2022-05-09T16:21:01Z
dc.date.available2022-05-09T16:21:01Z
dc.date.issued2019-07
dc.description.abstractO ensino da Farmacologia é transversal a várias Licenciaturas nas Ciências e Tecnologias da Saúde. Com diferentes focos, ou com distintos graus de complexidade, é comum observar-se a inclusão desta unidade curricular nos planos de estudo. a aprendizagem da Farmacologia envolve muito mais que uma simples memorização. Requer a compreensão de mecanismos de acção, efeitos adversos, adequação de formas farmacêuticas ou vias de administração. O processo de ensino-aprendizagem da Farmacologia nestas Licenciaturas, não sendo esta uma unidade curricular core dos planos de estudos, pode ser no ser dificultada, especialmente se os estudantes não reconhecerem a relevância da Farmacologia na sua formação e futura profissão. Adicionalmente, pelo facto de a Farmacologia englobar um espectro alargado de informação, os estudantes muitas vezes atribuem um rótulo de dificuldade exagerado à partida. Neste sentido, a utilização de processos de ensino-aprendizagem alternativos, como a “Farmácia Caseira” surgem com o objectivo de dinamizar o ensino da farmacologia e envolver os estudantes no processo de aprendizagem. Nesta actividade os estudantes trabalham em grupo para recolher informação e analisar, com base em critérios pré-definidos, os medicamentos que compõem a Farmácia Caseira de cada agregado familiar. Esta actividade, que tem sido utilizada em vários cursos de Licenciatura da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, promove o entendimento de conceitos fundamentais de Farmacologia, e ao mesmo tempo, motiva uma análise critica e informada dos medicamentos presentes nas habitações de cada agregado. Simultaneamente, a apresentação oral dos resultados e posterior debate promove a partilha de ideias e desconstrução de conceitos. Com o intuito de avaliar o impacto desta estratégia, foi disponibilizado um questionário de avaliação aos estudantes de Licenciatura que participaram nesta atividade. Os resultados apontam para um reconhecimento por parte do corpo discente, da importância e impacto desta estratégia pedagógica na aprendizagem e na motivação. A equipa docente, reconhecendo as mais-valias e limitações inerentes a esta estratégia, continuará a promover e disseminar a sua aplicação, nomeadamente pela inclusão de produtos de saúde e terapêuticas não convencionais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationJesus, Â., Oliveira, A. I., Pinho, C., Santos, M., Correia, P., Oliveira, R. F., & Cruz, A. (2019). A farmácia caseira como estratégia pedagógica em farmacologia aplicada. In 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 13). IPS. https://cnappes.org/files/2019/07/CNaPPES-ResumosCOP.pdfpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20465
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherIPSpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://cnappes.org/files/2019/07/CNaPPES-ResumosCOP.pdfpt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectFarmacologiapt_PT
dc.titleA farmácia caseira como estratégia pedagógica em farmacologia aplicadapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.startPage13pt_PT
oaire.citation.title6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpt_PT
person.familyNameJesus
person.familyNameOliveira
person.familyNamePinho
person.familyNameSantos
person.familyNameCorreia
person.familyNameFerraz Oliveira
person.familyNameCruz
person.givenNameÂngelo
person.givenNameAna Isabel
person.givenNameCláudia
person.givenNameMarlene
person.givenNamePatrícia Carla dos Santos Correia
person.givenNameRita
person.givenNameAgostinho
person.identifier1508370
person.identifier.ciencia-idA91F-3585-4F42
person.identifier.ciencia-id8B1B-A0D9-B6E4
person.identifier.ciencia-id8311-B967-31C4
person.identifier.ciencia-id221F-5A5F-BFC9
person.identifier.ciencia-idFD1F-2E0C-1254
person.identifier.orcid0000-0003-3972-8253
person.identifier.orcid0000-0002-3160-6596
person.identifier.orcid0000-0002-3157-3712
person.identifier.orcid0000-0001-5020-5942
person.identifier.orcid0000-0001-7869-7977
person.identifier.orcid0000-0003-3933-5740
person.identifier.orcid0000-0002-1157-8196
person.identifier.ridA-4404-2012
person.identifier.scopus-author-id56153841300
person.identifier.scopus-author-id57110502000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication1cbff3da-9800-4bd7-8d84-fd8d9ca819b2
relation.isAuthorOfPublicationb38c382c-5355-4b8e-aae0-45af3aa1dc8e
relation.isAuthorOfPublication01c994b8-cb20-43a8-947c-d2b978283944
relation.isAuthorOfPublication8ce9ee39-a4c6-46ae-99e2-49397b550f1b
relation.isAuthorOfPublication655ab14f-f60f-42c5-8c8a-19d5257ff5f6
relation.isAuthorOfPublication6c1b7213-1303-47eb-bfa7-ecbef6a9b8d9
relation.isAuthorOfPublicationd7ec3c5d-b3e0-4e34-8e24-4d1588876120
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8ce9ee39-a4c6-46ae-99e2-49397b550f1b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
COM_Ângelo Jesus.pdf
Size:
198.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.74 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission