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Um estudo sobre as preferências dos consumidores em mercados digitais e tradicionais

dc.contributor.advisorGonçalves, Paulo Jorge Pinheiro
dc.contributor.authorLopes, Ângela Sofia Vieira
dc.date.accessioned2014-10-16T09:57:08Z
dc.date.available2014-10-16T09:57:08Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Marketing Digital, sob orientação do Mestre Paulo Gonçalvespor
dc.description.abstractA sociedade da informação tem gerado profundas alterações no dia-a-dia das pessoas e das organizações. Os consumidores estão, presentemente, mais informados e exigentes na relação e trocas com os mercados. Às abordagens de marketing tradicionais estão disponíveis novos meios interactivos (online), os quais, podem afectar os comportamentos tradicionais de compra. Este trabalho tem como objectivo analisar de que forma a era digital pode influenciar as preferências dos consumidores no “mundo físico” e offline dos mercados. Deste modo, propõe-se estudar a confiança que o consumidor pode ter nas compras online, avaliando se prefere estas, em detrimento das compras de modo tradicional, ou seja, procura verificar o possível impacto do mercado digital nos perfis de compra dos consumidores. Para perceber a possível relação entre o “marketing físico” e o “marketing online”, em termos de modo e preferências de compra, realizamos um estudo descritivo e quantitativo, suportado por uma amostra de 172 inquiridos. Em termos globais concluímos as diferenças de percepção pelos consumidores, em relação às compras e campanhas de marketing online, não são assim tão significativas, comparativamente com o mercado tradicional, apesar de evidência da falta de segurança e de confiança, como factores que inibem o e-commerce e as transacções virtuais. Concluímos, ainda, que os consumidores têm, também, algumas reticências na compra online.por
dc.description.abstractThe information society has generated profound changes in the day-to-day life of people and organizations. Consumers are presently more aware and demanding regarding markets and exchanges. Besides traditional marketing approaches there are new interactive (online) media which may affect traditional purchasing behaviors. This work aims to analyze how the digital age may influence consumer's preferences in the "physical world" and offline markets. Thus, it intends to study the confidence that the consumers may have on online shopping, checking whether they prefer it, instead of shopping the traditional way, i.e. it seeks to assess the possible impact of the digital market in consumer's buying profiles. To understand the possible relationship between the "physical marketing" and "online marketing", in terms of ways and purchase's preferences, we conducted a descriptive and quantitative study, supported by a sample of 172 respondents. Overall we found that the differences in perception by consumers for purchases and online marketing campaigns are not so significant compared to the traditional market, despite the lack of evidence of safety and confidence as factors that inhibit e-commerce and virtual transactions. We also found that consumers also have some doubts regarding online shopping.por
dc.identifier.tid201633981
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/5048
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Portopor
dc.subjectE-commercepor
dc.subjectMarketing-mixpor
dc.subjectMarketing tradicionalpor
dc.subjectMarketing digitalpor
dc.subjectTraditional marketingpor
dc.subjectDigital Marketingpor
dc.titleUm estudo sobre as preferências dos consumidores em mercados digitais e tradicionaispor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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