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A propaganda da Nação: turismo ferroviário em Portugal nos anos trinta

dc.contributor.authorRibeiro, Carla
dc.date.accessioned2018-05-09T17:01:51Z
dc.date.available2018-05-09T17:01:51Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractCom o advento da contemporaneidade no mundo ocidental, tornou-se indiscutível a importância do turismo, numa transformação social que foi também objeto de atenção política. Portugal comungou deste fenómeno, de uma forma geral tardiamente, em relação à maioria dos países europeus, por razões estruturais diversas. Embora tenha sido no século XX que a viagem turística sofreu, entre nós, um desenvolvimento sem precedentes, este investimento vinha fazendo-se sentir desde meados do século anterior, graças em grande parte ao alargamento da rede de caminhos-de-ferro nacional. As consequências em termos de turismo foram imediatas: por um lado, tornou acessível a um maior número de pessoas as viagens de lazer; por outro, os locais que passaram a ser considerados como destino dos turistas foram determinados pela própria rede de caminhos-de-ferro. A aposta no turismo interno, mediante da rede ferroviária, procurou alargar a rede de potenciais turistas nacionais através, em particular, de uma diversidade de tarifas especiais e outras promoções levadas a cabo pelas empresas de caminhos-de-ferro e divulgadas na revista Gazeta dos Caminhos de Ferro. Tal foi especialmente evidente no período dos anos trinta, altura em que se assistiu à concorrência do automóvel, com índices de crescimento exponencial a partir da criação da Junta Autónoma das Estradas (1927). Esta comunicação focar-se-á, assim, em torno de duas iniciativas de incentivo às viagens ferroviárias turísticas, promovidas na Gazeta dos Caminhos de Ferro: os “comboios mistério” e os "expressos populares", constituindo ambas formas de divulgação e utilização deste meio de transporte, permitindo um aumento das viagens turísticas e contribuindo para transformar o turismo numa indústria com cada vez maior peso na economia nacional. Funcionaram ainda como instrumentos internos de propaganda do país e do regime. Procurar-se-á, pois, dar resposta a uma série de questões, que se passa a enumerar:  Em que consistiam estas viagens dos “comboios mistério” e dos “expressos populares”?  A que público(s)-alvo se destinavam?  Quais os roteiros de viagens mais habituais/concorridos?  Que adaptações sofreu este modelo importado?  Que correspondência existiu entre os objetivos traçados e as realizações efetivas?pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn2182-5580
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11571
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Algarvept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectTurismo ferroviáriopt_PT
dc.subjectPropagandapt_PT
dc.subjectGazeta dos Caminhos de Ferropt_PT
dc.subjectComboios Mistériopt_PT
dc.subjectExpressos Popularespt_PT
dc.titleA propaganda da Nação: turismo ferroviário em Portugal nos anos trintapt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarvept_PT
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oaire.citation.titleDos Algarves: A Multidisciplinary e-Journalpt_PT
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