Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
dc.contributor.authorFreitas, Mariana Ribeiro de
dc.date.accessioned2016-12-12T12:40:30Z
dc.date.available2016-12-12T12:40:30Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractEste relatório de estágio foi concebido no âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio foi realizado no Agrupamento de Escolas do Cerco, com uma turma do 5.ºano de escolaridade e com outra do 4.ºano de escolaridade da EB1/JI do Falcão. A prática pedagógica contemplou diferentes momentos: observação, intervenções em cooperação, quer com o par pedagógico, quer com os orientadores cooperantes e momentos de regência, previamente planificados, nas diferentes áreas curriculares. Este estágio englobou também a participação em atividades e projetos da comunidade educativa. Assim o percurso formativo foi inspirado na metodologia de investigação-ação, com o intuito principal de desenvolver competências profissionais na professora estagiária, tais como: ser capaz de mobilizar saberes científicos, pedagógicos, didáticos e culturais; construir uma atitude investigativa e crítico-reflexiva potenciadora da tomada de decisões em contextos educativos. O presente relatório pretende espelhar o trabalho desenvolvido de forma sustentada e fundamentada em referenciais teóricos de referência. A articulação entre a teoria e a prática revela a construção progressiva dos saberes e competências profissionais e pessoais, pelo que este relatório constitui um elemento fundamental na construção de uma identidade profissional própria, que se pretende em constante construção numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report was conceived within the curricular unit of “Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio”, which is enroled in the MA in “Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico”. The internship was performed in the “Agrupamento de Escolas do Cerco”, with a 5th grade class and a 4th grade class in “EB1/JI do Falcão”. This pedagogical practice comprehended different moments such as observation, cooperative interventions, whether with the pedagogical partner or with the cooperative advisor and teaching moments in different curricular areas, previously planned. This internship also included the participation in activities and projects in the education community. This training path was inspired in the Investigation-Action methodology with the aim of developing the professional skills of the teacher undertaking the training. The skills developed during this process included the ability to use and adapt the scientific, pedagogical, didactics and cultural knowledge; to develop a research and critic-reflexive attitude amplifying the decision-making skills in the educational context. This reports aims to reflect the work done in a sustainable manner and based in referenced theorical documentation . The combination between the theoretical and practical knowledge reveals a progressive construction of personal and professional abilities. This whole process enabled the construction of a unique professional identity, which is intended to constantly grow over a lifetime learning process.pt_PT
dc.identifier.tid201385686
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8751
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_PT
dc.titleRelatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTO
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Mariana Freitas_2014.pdf
Size:
1.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: