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A PERSPETIVA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE PESSOAL E SOCIAL
dc.contributor.author | Santos, Fernando | |
dc.contributor.author | Corte-Real, Nuno | |
dc.contributor.author | Regueiras, Leonor | |
dc.contributor.author | Dias, Cláudia | |
dc.contributor.author | Fonseca, António | |
dc.date.accessioned | 2018-12-03T10:04:04Z | |
dc.date.available | 2018-12-03T10:04:04Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Um dos objetivos da Educação Física é ensinar valores e competências essenciais à vida em sociedade. Neste âmbito, os professores de Educação Física desempenham um papel fundamental através da implementação de modelos pedagógicos coerentes com este objetivo. O modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social tem sido utilizado neste domínio, com o intuito de aumentar os índices de responsabilidade de crianças e jovens. Todavia, a generalidade das investigações têm sido desenvolvidas com jovens em risco de exclusão social e com o objetivo de compreender a eficácia deste modelo. O presente estudo de investigação‑ação teve como objetivo analisar, na perspetiva de um professor de Educação Física, as estratégias utilizadas para implementar o modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social numa turma constituída por alunos considerados pela comunidade escolar de mérito académico e comportamento exemplar. Os participantes neste estudo foram 20 crianças com 9 e 10 anos de idade inseridas numa escola pública do norte de Portugal e um professor de Educação Física. Os dados foram recolhidos através de reflexões escritas realizadas pelo professor responsável por implementar o programa. Recorreu‑se a uma análise temática indutiva para interpretar os dados provenientes das reflexões. Os resultados apontam para a importância de articular objetivos e estratégias com pais e professores de outras disciplinas, aumentando as possibilidades de transferir a responsabilidade para outros domínios da vida. Torna‑se necessário sensibilizar a comunidade escolar para as características deste modelo, de modo a que outros agentes educativos possam desenvolver intervenções com esta natureza. Futuros estudos devem recorrer à investigação‑ação para interpretar os problemas vivenciados por professores e treinadores na aplicação deste modelo, utilizando para isso múltiplos métodos como análise documental, entrevistas aos alunos e pais. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/12338 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento positivo dos jovens | pt_PT |
dc.subject | Responsabilidade pessoal e social | |
dc.subject | Educação física | |
dc.subject | Investigação‑ação | |
dc.title | A PERSPETIVA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE PESSOAL E SOCIAL | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 76 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 40 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 69 | pt_PT |
oaire.citation.title | Sociedade Portuguesa de Educação Física | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |