Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio de qualificação profissional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barros
dc.contributor.authorNunes, Cátia Adosinda Costa
dc.date.accessioned2016-11-07T15:56:23Z
dc.date.available2016-11-07T15:56:23Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente relatório de estágio serve o propósito de descrever e analisar o percurso de formação efetuado pela mestranda no decorrer da sua prática pedagógica e percurso académico. Neste sentido, ao longo do relatório serão abordados os referenciais teóricos e legais que sustentaram a prática da mestranda bem como a sua evolução ao nível dos processos educativos relativos à metodologia de investigação-ação utilizada na formação inicial. Inerentes à construção da identidade profissional, estes processos educativos, entre os quais estão a observação, a planificação, a ação e a reflexão, revelamse, assim, essenciais para o processo de formação da mestranda. Estes processos contribuíram também para que esta adquirisse competências a nível crítico e reflexivo, sendo capaz de realizar uma boa e fundamentada prática pedagógica. Importa ainda salientar que a construção da identidade profissional do educador não é finalizada com a formação inicial mas é construída ao longo da vida, carecendo sempre de formação contínua para que o educador se evidencie como um bom profissional.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this intership report is to describe and analyze the formation path made by the graduate student during her educational practice and academic route. In this sense, throughout the report, the theorical and legal references that supported the graduate student's practice will be adressed, as well as her evolution in the educational process in relation to the investigationaction methodology used in the initial formation. Inherent to the professional entity's construction, these educational processes, among wich are observation, planification, action and reflection, reveal themselves essential to the formation of a childhood education professional. These processes also contribute for the graduate student to become a reflective and critic professional, and be able to perform a good and grounded educational practice. It's still important to notice that the educator's construction of the professional entity is not finalized with the initial formation, but built throughout life, always requiring continuous formation for the educator to stand out as a good professional.pt_PT
dc.identifier.tid201361884
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8621
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectProcessos educativospt_PT
dc.subjectCompetências profissionaispt_PT
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectEducational practiceen
dc.subjectEducational processesen
dc.subjectProfessional skillsen
dc.titleRelatório de estágio de qualificação profissionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTOpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_CátiaNunes_2015.pdf
Size:
662.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: