Repository logo
 
Publication

"Knock, knock! Is it english or portuguese sign language?"

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSimões, Ana Raquel
dc.contributor.authorPinho, Cláudia Patrícia Leal de
dc.date.accessioned2016-08-02T14:49:08Z
dc.date.available2016-08-02T14:49:08Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA presente investigação mostra a importância do contacto de crianças muito jovens com línguas estrangeiras. Este trabalho concentra-se na tentativa de investigar, numa abordagem plurilingue, com enfoque para a Língua Inglesa e a Língua Gestual Portuguesa, a sensibilização de um grupo de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico para uma língua diferente da sua língua materna. Nesta pesquisa, adotou-se uma postura de investigação-ação, apoiando-se com grande particularidade numa metodologia qualitativa e com menor relevância numa metodologia quantitativa, onde os alunos, através das várias atividades que desenvolveram foram adquirindo diferentes competências nas duas línguas. Isto permitiu aos alunos despertarem todas as suas potencialidades para a aprendizagem destas duas línguas (Língua Inglesa e Língua Gestual Portuguesa), tendo como ponto de partida a sua sensibilização e a aprendizagem de alguns vocábulos. Acreditamos que esta abordagem plurilíngue poderá auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades linguísticas, cognitivas e pessoais tais como: a intercompreensão, o conhecimento de características específicas de diferentes línguas existentes em seu redor, a comparação linguística entre elas, a sua compreensão lexical, e por fim a competência em relacionar as línguas a culturas, e acima de tudo, o respeito e valorização da diversidade linguística e cultural. Foram utilizadas nas aulas atividades de nível de compreensão e produção oral, num processo de sensibilização e aprendizagem de alguns vocábulos destas línguas, sendo que os resultados foram posteriormente analisados, através de grelhas de observação das atividades, de dois inquéritos por questionário e fotos. Das observações e conclusões retiradas desta análise, confirmou-se que a sensibilização quanto à Língua Inglesa assim como quanto à Língua Gestual Portuguesa promove o desenvolvimento da criança, assim como a valorização da respetiva diversidade linguística e cultural.pt_PT
dc.description.abstractThis research shows the importance of learning a foreign language at an early age of the child. This work focused on trying to investigate from a plurilingue approach the combined learning of the English Language and the Portuguese Sign Language, and the awareness of a group of students of the 1st Cycle of Basic Education in towards languages other than their mother tongue. In this research, it was adopted a posture of research - action, mainly based on a qualitative methodology and with less relevance on a quantitative methodology, where students through various developed activities obtained different skills in both languages. This allowed them to stimulate all their knowledge of these two languages (English Language and Portuguese Sign Language), compelling as a starting point towards their awareness and learning of some words. This plurilingue approach can assist students in the development of language, cognitive and personal skills such as: the mutual understanding, knowledge of specific characteristics of different existing languages around them, the linguistic comparison between them, their lexical understanding, and finally competence to relate the different language cultures, and above all, the respect and the appreciation of linguistic and cultural diversity. In this work different kinds of activities were used, with different levels of understanding and oral production in the process of awareness and learning of some words of the two foreign languages, and the corresponding results were then analyzed. These results were evaluated through observation grids, two questionnaire surveys and photos Observations and conclusions drawn from this analysis were that the awareness of the English Language as well as the Portuguese Sign Language, promotes the development of the children, as well as the appreciation of linguistic and cultural diversity of each child.pt_PT
dc.identifier.tid201276240
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8473
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectAbordagem plurilinguept_PT
dc.subjectSensibilização à língua gestual portuguesapt_PT
dc.subjectAquisição do vocabuláriopt_PT
dc.subjectTeaching portuguese sign language to very young learnerspt_PT
dc.subjectPlurilingue approachpt_PT
dc.subjectVocabulary acquisitionpt_PT
dc.title"Knock, knock! Is it english or portuguese sign language?"pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino Precoce de Inglêspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_ClaudiaPinho_2016.pdf
Size:
3.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: