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A transparência das tomadas de decisão em educação especial: o uso dos perfis de funcionalidade elaborados por referência à CIF-CJ

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSilveira-Maia, Mónica
dc.contributor.authorAleixo, Marta Isabel Amorim de Sousa
dc.date.accessioned2017-05-29T11:41:34Z
dc.date.available2017-05-29T11:41:34Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractNas últimas décadas têm vindo a assumir centralidade assuntos relacionados com a validade dos processos de elegibilidade em educação especial. Esta discussão tem vindo a ser marcada pela substituição do uso de classificações unidimensionais da incapacidade (focadas nas deficiências e diagnósticos clínicos) por outras multidimensionais - mais voltadas para aspetos da funcionalidade. Esta tendência refletiu-se em Portugal com a introdução da CIF-CJ (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – Crianças e Jovens) como modelo de referência para o desenvolvimento de perfis de funcionalidade que pudessem basear os processos de decisão em educação especial. Com este estudo pretendemos analisar em que medida os perfis de funcionalidade elaborados por referência à CIFCJ sustentam as tomadas de decisão em educação especial, comparando as medidas ativadas por diferentes equipas face à mesma gama de informação e auscultando a opinião das equipas educacionais sobre as variáveis influentes nas tomadas de decisão. Foi implementada uma estratégia de investigação mista, desenvolvendo uma pesquisa por inquérito aplicada a 75 profissionais integrados em 25 agrupamentos de escolas do distrito do Porto, a fim de apurar - através de vinhetas – o grau de acordo entre as diferentes equipas nas tomadas de decisão relativas à elegibilidade e à seleção das respostas educativas. A par foi desenvolvido um estudo de caso com o objetivo de aprofundar a identificação de outras variáveis para além do perfil de funcionalidade influenciam as tomadas de decisão. O estudo de caso contou com a aplicação de entrevistas a seis professores de educação especial representativos de diferentes equipas educativas. Os resultados mostram um consenso de 100% sobre a elegibilidade e um acordo situado acima dos 76% no que concerne à seleção das respostas educativas. A análise do perfil de funcionalidade é perspetivada pelos professores de educação especial como uma peça fundamental na tomada de decisão.pt_PT
dc.description.abstractIn the last decades issues related to the validity of eligibility procedures in special education have taken a central role. This discussion has been marked by the substitution of one-dimensional classifications of disability (focused on deficiencies and clinical diagnoses) by other multidimensional ones - more focused on aspects of functionality. This trend was reflected in Portugal with the introduction of the ICF-CY, (International Classification of Functioning, Disability and Health), as a reference model for the development of feature profiles which could help on the decisionmaking processes in special education. With this study we intend to analyze how the functionality of profiles prepared according to the ICF-CY support the special education management needs, comparing the measurements activated by different teams facing the same range of information and sounding the opinion of the educational teams about the influential variables in decision-making. A mixed research strategy was implemented, using a search for survey applied to 75 professionals integrated into 25 groups of Oporto district schools in order to determine - through vignettes - the degree of agreement between the different teams in decision-making concerning the eligibility and selection of educational responses. At the same time, it was developed a case study in order to deepen the identification of other variables that beyond the functionality profile, also influence the decision-making. The case study involved the application of interviews to six special education teachers representing different educational teams. the results show a 100% consensus on eligibility and an agreement situated above 76% related to the selection of educational responses. The analysis of the functionality profile is viewed by special education teachers as a very important part in decision-making.pt_PT
dc.identifier.tid201701480
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9850
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEligibilitypt_PT
dc.subjectSpecial Needs Educationpt_PT
dc.subjectInternational Classification of Functioningpt_PT
dc.subjectFunctionality profilept_PT
dc.subjectDecision-makingpt_PT
dc.subjectElegibilidadept_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectClassificação Internacional de Funcionalidadept_PT
dc.subjectPerfil de funcionalidadept_PT
dc.subjectTomada de decisãopt_PT
dc.titleA transparência das tomadas de decisão em educação especial: o uso dos perfis de funcionalidade elaborados por referência à CIF-CJpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cogniçãopt_PT

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