Repository logo
 
Publication

Contar o passado para escrever com sentido

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Carla Patrícia da Silva
dc.contributor.advisorCosta, José António
dc.contributor.authorTeixeira, Ana Catarina Martins
dc.date.accessioned2022-01-21T13:05:26Z
dc.date.available2022-01-21T13:05:26Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractO presente relatório de estágio intitulado “Contar o passado para escrever com sentido” reflete o percurso de formação profissional docente realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, sendo elemento fundamental na obtenção do grau de Mestre. Nele, é apresentado um enquadramento teórico e legal que sustenta a prática educativa realizada, bem como são explanadas e analisadas as intervenções dinamizadas no decorrer da mesma. É, ainda, apresentada e discutida a componente investigativa da unidade curricular, um projeto de investigação que Procurou perceber de que forma o trabalho em torno da construção de narrativas históricas, pelos alunos, nas aulas de História e Geografia de Portugal, poderia contribuir para desenvolver as competências de escrita do mesmo. Destaca-se o caráter reflexivo deste documento, que assenta numa retrospetiva realizada sobre a Prática Educativa Supervisionadapt_PT
dc.description.abstractThis internship report entitled "Telling the past to write with meaning" reflects the path of training as a professional teacher carried out within the Curricular Unit of Supervised Educational Practice included in the study plan of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, being a fundamental element in obtaining the Master's degree. It presents the theoretical and legal framework that supports the educational practice carried out, as well as explains and analyses the interventions that took place during this practice. It is also presented and discussed the investigative component of the curricular unit, a research project that sought to understand how the construction of historical narratives, by the students, in the classes of History and Geography of Portugal, could contribute to develop their writing skills. The reflexive nature of this document is emphasized, which is based on a retrospective carried out on the Supervised Educational Practicept_PT
dc.identifier.tid202926605
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19599
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectNarrativa históricapt_PT
dc.subjectCompetências de escritapt_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectHistorical narrativept_PT
dc.subjectWriting skillspt_PT
dc.titleContar o passado para escrever com sentidopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Catarina Teixeira_2021.pdf
Size:
1.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format