Repository logo
 
Publication

A improvisação no contexto da disciplina de Formação Musical

dc.contributor.advisorCosta, Jorge Alexandre
dc.contributor.advisorBarros, Rosa Maria
dc.contributor.authorMelo, Ricardo Martins
dc.date.accessioned2021-10-26T14:21:33Z
dc.date.available2021-10-26T14:21:33Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO projeto de investigação apresentado procura apresentar um estudo sobre a forma como a improvisação é trabalhada na disciplina de Formação Musical no universo do polo de estágio. Para entender melhor a improvisação como prática musical, foram abordadas algumas questões conceptuais acerca desta temática e o seu interesse enquanto conteúdo da disciplina de Formação Musical. Além deste foco, foram abordadas questões fundamentais para a prática docente, especificamente a observação, a planificação, a lecionação, a avaliação a reflexão. Este é um estudo de caracter qualitativo que cruza as informações sobre a improvisação presentes nas planificações trimestrais da disciplina de Formação Musical do polo de estágio, os testemunhos dos Docentes da disciplina da mesma instituição acerca da forma como integravam a improvisação nas suas práticas letivas e os diários de bordo elaborados durante a Prática Letiva relativos às experiências com a improvisação. Os resultados obtidos sugerem que há um maior foco na improvisação melódica nas práticas letivas por parte de todos os docentes e que todos estes consideram a improvisação como algo fulcral na formação dos músicos.pt_PT
dc.description.abstractThis research project aims to present a study about how is improvisation taught in educational practices of Ear Training classes in the school where this paper’s internship occurred. To further understand improvisation as a musical practice, we have looked in its conceptual definition and its purpose as a subject in Ear Training’s curriculum. Besides this issue, there were addressed fundamental questions for the exercise of the teaching profession, such as observation, planification, teaching, evaluation and reflection. This study is of a qualitative nature and it triangulated the data regarding the improvisation activities gathered from the Ear Training’s quarterly planification, the testimonies gathered from the interviews done to this subject’s teachers about the way they teach improvisation and the researcher’s journal about his experiences teaching improvisation in his internship. The results suggests that there is a bigger focus in melodic improvisation in the teachers’ practices and that they all agreed that improvisation is indeed something meaningful in the musician’s educationpt_PT
dc.identifier.tid202806189
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18796
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectImprovisaçãopt_PT
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectEnsino de músicapt_PT
dc.subjectImprovisationpt_PT
dc.subjectEar trainingpt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectMusic educationpt_PT
dc.titleA improvisação no contexto da disciplina de Formação Musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ricardo Melo_2019.pdf
Size:
11.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format