Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Carla
dc.contributor.authorSilva, Ana Rita Araújo Machado da
dc.date.accessioned2016-10-10T11:10:50Z
dc.date.available2016-10-10T11:10:50Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO percurso de formação para a docência que teve início com a Licenciatura em Educação Básica e termina agora com a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico culmina com a realização e defesa do presente relatório cujo objetivo é demonstrar, por meio da análise e reflexão, o trabalho realizado pela mestranda no âmbito da sua intervenção educativa em contexto de Prática Educativa Supervisionada (PES). A intervenção educativa foi um percurso onde foram tomadas opções sustentadas e com intenção pedagógica, numa articulação entre a teoria e a prática, com uma postura permanentemente crítica e reflexiva das práticas com o intuito de as melhorar. O percurso desenvolveu-se numa perspetiva investigativa com características de investigação-ação que culminou na realização de um projeto investigativo implementado nos contextos, percecionando-se, deste modo, a importância da necessidade permanente do professor-investigador para que possa investigar as suas práticas educativas, de forma a melhorá-las e transformá-las. A supervisão teve um papel fundamental no decorrer de todo o processo através do acompanhamento por parte dos supervisores institucionais, contanto com o apoio e colaboração dos professores cooperantes e o trabalho colaborativo com o par pedagógico, permitindo melhorar práticas e contribuir para o crescimento pessoal e profissional da mestranda. O relatório de estágio surge, desta forma, como retrato do percurso desenvolvido, que ilustra o início da construção do que é ser professor e espelha um crescimento pessoal e profissional que se vai desenvolver futuramentept_PT
dc.description.abstractThe academic path to teaching began with the Undergraduate Degree in Basic Education and ends with the conclusion of the Master Degree in teaching in the 1º and 2º cycles of Basic Education. It culminates with the completion and defense of this report which seeks to demonstrate which goal is to demonstrate, using analyses and reflection, the work developed by the student, within her educational intervention in the context of Supervised Educational Practice (PES). The educational intervention was a process where options had to be taken. These decisions were sustained with pedagogical intent, establishing a link between theory and practice, and with a permanently critical and reflective stance regarding the practices in order to improve them. The course was developed with a investigative perspective and investigation-action characteristics and culminated with the execution of a investigative project implemented in the contexts, perceiving, in this way, the importance of the continuing need of the teacher-researcher, so you can investigate their educational practices in order to improve them. Supervision played a key role throughout the entire process through monitoring by institutional supervisors, counting on the support and collaboration of cooperating teachers and collaborative work with the pedagogical pair, thereby improving practices and contributing to the personal and professional growth of the graduate student. The internship report arises, therefore, as picture developed course, that illustrates the start of the construction of what is to be a teacher and reflects the personal and professional growth which will occur in the futurept_PT
dc.identifier.tid201612402
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8532
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectreflexãopt_PT
dc.subjectcrescimentopt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.subjectreflectionpt_PT
dc.subjectgrowthpt_PT
dc.subjectinvestigationpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.title.alternativeSer professor: um ser em construçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_ Ana Silva_2016.pdf
Size:
3.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: