Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Qualificação Profissional

dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barrospor
dc.contributor.authorCoelho, Telma Isabel Alves Cabral
dc.date.accessioned2014-02-12T15:44:59Z
dc.date.available2014-02-12T15:44:59Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractNo âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada integrada no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, foi elaborado o presente relatório de qualificação profissional, com o objetivo essencial de ilustrar o processo de desenvolvimento e construção de um perfil de desempenho profissional. Desta forma, importa referir a metodologia de investigação-ação, na medida em que esta permitiu à estagiária desenvolver uma prática pedagógica reflexiva e investigativa, proporcionando-lhe o desenvolvimento de atitudes indagadoras e críticas, a partir da problematização da sua ação. Assim, a partir dos processos que integram esta metodologia investigativa: observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, foi possível a construção de um perfil de desempenho profissional. Estes processos foram utilizados como estratégias formativas no desenvolvimento de competências sendo relevante referir que estes contaram, ainda, com a colaboração de vários intervenientes, nomeadamente, do par pedagógico, da orientadora cooperante e, ainda, da supervisora institucional. Foi, também, no âmbito da prática desenvolvida em contextos educativos, nomeadamente, de creche e de educação pré-escolar, que a estagiária pode desenvolver competências ao nível da articulação entre os saberes teóricos e a sua ação educativa. Indo ao encontro de um dos objetivos definidos na ficha curricular da UC, no seu processo de evolução, ao longo do ano, a estagiária consolidou de forma fundamentada e reflexiva as suas competências profissionais e pessoais, tendo ainda, a consciência de que o seu processo de desenvolvimento não acaba aqui, na medida em que esta pretende continuar a investir na sua formação valorizando, assim, o “princípio de aprendizagem ao longo da vida” (Ribeiro & Araújo, 2012-2013:5).por
dc.description.abstractIn the context of the Curricular Unit (CU) of Supervised Pedagogic Practice, part of the curriculum of the Master in Preschool Education, this report has been prepared for professional qualification, with the ultimate goal of illustrating the process of developing and building a professional profile. Thus, it should be noted the methodology of research action, which allowed the student to develop a reflective and investigative teaching practice, favoring the development of a critical and inquiring attitude, from the questioning of her own action. It were the processes that take part in this research methodology: observation, planning, action, evaluation and reflection, that made it possible to construct a professional profile. These processes were used as training strategies in the development of skills and it is relevant to note that there were various participants collaborating throughout the process, including the pedagogical pair, the cooperating teacher and also the institutional supervisor. It was also within the scope of practice developed in educational contexts of nursery and preschool education that the trainee could develop skills in articulation between theoretical knowledge and its educational activities. According to one of the objectives defined in the syllabus of the Curricular Unit, during her development process, throughout the year, the student, groundedly and reflexively, consolidated her professional and personal skills, and also the awareness that this development does not end here, as the student intends to continue to invest in enhancing her own learning, by the "principle of lifelong learning" (Ribeiro & Araújo, 2012-2013:5).eng
dc.identifier.tid202765750
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/3864
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectInvestigação-açãopor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectResearch-actioneng
dc.subjectProfessional developmenteng
dc.subjectReflectioneng
dc.subjectLifelong learningeng
dc.titleRelatório de Estágio de Qualificação Profissionalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_TelmaCoelho_2013.pdf
Size:
12.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: