Repository logo
 
Publication

A inteligência artificial na produção de conteúdo escrito: análise de ação dos copywriters

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorTeixeira, Sandrina Francisca
dc.contributor.advisorFerreira, Ana Maria Lima Faria
dc.contributor.authorCarvalho, Catarina da Silva
dc.date.accessioned2025-01-08T09:36:47Z
dc.date.embargo2027-10-25
dc.date.issued2024-11-13
dc.description.abstractA Internet transformou-se no maior meio de comunicação global, tornando inquestionável o desenvolvimento de estratégias de marketing digital, que por sua vez gerou a necessidade da criação de conteúdo personalizado em grande escala. A evolução da Inteligência Artificial (IA) trouxe ferramentas que podem ajudar nessa mesma produção. Esta investigação visa perceber como é utilizada a IA pelos copywriters para a produção de conteúdo escrito. Foi utilizada uma metodologia de investigação mista, conjugando a utilização de uma metodologia quantitativa através da realização de um questionário (n=113) e uma metodologia qualitativa através da elaboração de entrevistas (n=7) a diferentes profissionais da área. Como resultado deste estudo, foi possível perceber que os copywriters têm uma opinião positiva sobre a utilização de IA, considerando-a uma ferramenta poderosa, capaz de auxiliar o desbloqueio da criatividade e de diminuir o tempo de criação de conteúdo. Contudo, as ferramentas de IA atualmente utilizadas são consideradas insuficientes e com vários pontos que precisam de serem melhorados. O contributo da presente investigação pode ser relevante não só para a comunidade de copywriters, como para todos os profissionais e empresas que com eles interagem e, que de certa forma, beneficiam ou dependem do trabalho que desenvolvem. Para além disso, o estudo é também pertinente para a comunidade científica, oferecendo uma base para futuras investigações, e para os desenvolvedores de ferramentas de IA, fornecendo um feedback direto sobre as necessidades de melhoria e as expectativas de futuro dos copywriters acerca destas tecnologias.pt_PT
dc.description.abstractThe Internet has become the largest medium of global communication, making the development of digital marketing strategies undeniable. This, in turn, has generated the need to create personalized content on a large scale. The evolution of Artificial Intelligence has brought tools that can assist in that content creation. This research aims to understand the perspective of copywriters on the use of Artificial Intelligence for the production of written content. A mixed research methodology was developed, combining a quantitative approach through a questionnaire (n=113) and a qualitative approach through interviews (n=7). As a result of this study, it was observed that copywriters generally hold a positive opinion about the use of Artificial Intelligence, considering it a powerful tool, capable of unlocking creativity and reducing content creation time. However, the current Artificial Intelligence tools are viewed as insufficient and have several gaps that need improvement. The contribution of this research is significant not only for the copywriting community but also for all professionals and companies that interact with them and, in some way, benefit from or depend on their work. Furthermore, the study is also valuable for the scientific community, offering a basis for future research, and for developers of Artificial Intelligence tools, providing direct feedback on the improvements needed and the future expectations of copywriters regarding these technologies.pt_PT
dc.identifier.tid203770951pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/27042
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInteligência artificial na escritapt_PT
dc.subjectCopywriting e IApt_PT
dc.subjectAutomatização de conteúdopt_PT
dc.subjectPerceção dos copywriterspt_PT
dc.subjectFerramentas de IA para criação de textospt_PT
dc.subjectArtificial Intelligence in writingpt_PT
dc.subjectCopywriting and AIpt_PT
dc.subjectAI Tools for content creationpt_PT
dc.subjectContent automationpt_PT
dc.subjectCopywriter’s perceptionpt_PT
dc.titleA inteligência artificial na produção de conteúdo escrito: análise de ação dos copywriterspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMarketing Digitalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
catarina_carvalho_MMD_2024.pdf
Size:
2.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: