Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Potencialização da criação através da integração de um Sampler Digital nas aulas de Educação Musical

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Joana Marques_2024.pdf3.76 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado de Ensino em Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Porto. No primeiro capítulo, o foco central reside na observação de aulas de Educação Musical em diversas escolas, proporcionando um primeiro contacto com a prática pedagógica e as múltiplas estratégias e metodologias, fundamentais para a construção da minha identidade enquanto futura docente. O segundo capítulo apresenta o meu percurso na Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Rio Tinto com a turma 5.ºC. Este capítulo aborda as características da escola, da turma e das salas de aulas, descreve as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo e inclui uma reflexão final sobre todo o estágio. Por fim, no terceiro e último capítulo, é apresentado o projeto de investigação realizado ao longo do ano letivo, que analisa o impacto da integração de um sampler digital, especificamente o “Patatap”, nas aulas de Educação Musical, com o propósito de potenciar a criação e a criatividade musical dos alunos. A investigação aborda a aplicação das tecnologias digitais na educação, com enfoque na utilização de ferramentas inovadoras para enriquecer as experiências de aprendizagem musical.
The present internship report was produced as part of the Supervised Teaching Practice within the Master’s degree in Teaching Music Education at the Oporto Superior School of Education. In the first chapter, the central focus lies in the observation of Music Education classes in various schools, providing a first contact with pedagogical practice and the multiple strategies and methodologies, essential for the construction of my identity as a future teacher. The second chapter presents my journey in Supervised Teaching Practice, carried out at the Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Rio Tinto with the 5.ºC class. This chapter addresses the characteristics of the school, the class, and the classrooms, describes the activities developed throughout the school year, and includes a final reflection on the entire intership. Finally, the third and last chapter, the research project carried out throughout the school year is presented, which analyzes the impact of integrating a digital sampler, specifically “Patatap”, in Music Education classes, with the purpose of enhancing student’s musical creation and creativity. The research addresses the application of digital techonologies in Education, with a focus on the use of innovative tools to enrich musical learning experiences.

Description

Keywords

Prática de ensino supervisionada Educação musical Criação musical Tecnologia educativa Sampler Digital Patatap Supervised teaching practice Music education Music creation Educational technology

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License