Repository logo
 
Publication

Da consciência histórica à formação de professores (de ciências sociais)

dc.contributor.authorMoreira, Ana Isabel
dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.contributor.authorAlves, Luis Alberto
dc.date.accessioned2019-09-16T13:38:01Z
dc.date.available2019-09-16T13:38:01Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractCada vez mais, perante uma realidade em permanente mudança, parece inevitável reconhecer os docentes como intelectuais transformativos, com uma prática assente na reflexão e na criticidade. No que concerne às Ciências Sociais, particularmente no ensino da didática, assume-se como relevante investir na formação de profissionais que se envolvem na ponderação epistemológica sobre, por exemplo, a história e a educação; que querem ser construtores de currículo para ultrapassar o dogmatismo, o revisionismo, a distorção; que pensam criativamente os sentidos educacionais da aprendizagem histórica na sociedade atual. Com esta comunicação pretende-se refletir e propor linhas de ação na formação inicial de professores, no âmbito da didática das Ciências Sociais, partindo da consciência histórica compreensão alcançada de dimensões várias que enformaram as ações ou ideais dos protagonistas da história ao longo do tempo evidenciada por futuros professores da disciplina de história. Para tal, solicitou-se a cerca de 50 alunos a frequentarem dois mestrados profissionalizantes para o ensino da história, de duas instituições de Ensino Superior públicas no norte de Portugal, a elaboração de uma narrativa sobre a história daquele país de onde são naturais. De modo voluntário, durante meia hora, e sem preparação para a tarefa ou recurso a qualquer fonte informativa, haviam de redigir e materializar, tácita ou explicitamente, a experiência do sentido do tempo, numa representação denunciadora da compreensão histórica até então elaborada. Assim, procurar-se-á cruzar as especificidades da educação histórica (Rüsen, 2005; Barca, 2015) e o papel docente que lhe pode estar inerente, as potencialidades de uma formação em (didática das) Ciências Sociais para o sentido da responsabilidade profissional (Alves, 2001; Barton e Levstik, 2004; Avery, 2010) e a exigência contemporânea de uma formação de professores holística, integradora, que mitigue a alienação e a mera execução (Giroux, 2001; Nóvoa, 2017). Considera-se que será possível pensar sobre a formação de professores de Ciências Sociais que promove, ou não, a afirmação de agentes responsáveis e questionadores dos cânones implantados, assim como a presença, ou inexistência, de uma reflexão consequente, no ensino da didática, relativa à dimensão ideológica que marca práticas e processos educativos. Lendo, desde logo, a história de Portugal que professores ainda a experienciar tal realidade formativa decidem contar.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14617
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação Universitária de Professores de Didática das Ciências Sociaispt_PT
dc.subjectFormação de Professorespt_PT
dc.subjectDidática das Ciências Sociaispt_PT
dc.titleDa consciência histórica à formação de professores (de ciências sociais)pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage81pt_PT
oaire.citation.startPage72pt_PT
oaire.citation.titleEnseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocríticapt_PT
person.familyNameMoreira
person.familyNameBarbosa Gomes Pereira
person.familyNameAlves
person.givenNameAna Isabel
person.givenNamePedro Duarte
person.givenNameLuis
person.identifier.ciencia-id4315-7FCF-80C0
person.identifier.ciencia-id8B15-7C50-C2AD
person.identifier.ciencia-id6317-2AB6-21F3
person.identifier.orcid0000-0002-6757-8005
person.identifier.orcid0000-0002-3048-6959
person.identifier.orcid0000-0002-7242-9880
person.identifier.scopus-author-id55904421400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationaf0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9
relation.isAuthorOfPublication3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108
relation.isAuthorOfPublication63aad205-331a-493e-a0da-367fd427ded0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaf0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_PedroDuarte_2019b.pdf
Size:
1.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: