Publication
Relatório de Estágio de Helena Couto Cardoso
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres | |
dc.contributor.advisor | Alves, Cristina Isabel Ferreira | |
dc.contributor.author | Cardoso, Helena Couto | |
dc.date.accessioned | 2025-08-20T10:00:44Z | |
dc.date.available | 2025-08-20T10:00:44Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.date.submitted | 2025 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio incide sobre a Prática Educativa Supervisionada desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como base a metodologia de Investigação-Ação. A intervenção da mestranda decorreu em dois contextos educativos distintos: uma sala de Educação Pré-Escolar e uma turma do 1.º ano do Ensino Básico, permitindo uma abordagem holística do processo de ensino-aprendizagem. Este documento resulta da partilha de saberes e do trabalho colaborativo com o par pedagógico, os orientadores cooperantes e as supervisoras institucionais. Este diálogo sustentou-se nos referenciais teóricos e legais que valorizam a criança como sujeito ativo na construção do conhecimento, tendo como princípios orientadores a intencionalidade pedagógica, a escuta ativa e o envolvimento das famílias. Para que tal fosse possível, a mestranda recorreu à Metodologia de Trabalho de Projeto, à Aprendizagem Cooperativa e ao modelo de Rotação por Estações que promoveram a participação ativa das crianças, tendo em conta as suas especificidades e a articulação entre os diversos agentes educativos. A intervenção pedagógica refletiu uma constante adaptação às necessidades e interesses das crianças, assegurando a equidade, a inclusão e o desenvolvimento de competências transversais como a autonomia, a criatividade e a cidadania. A reflexão crítica e metacognitiva realizada pela mestranda sobre o percurso desenvolvido revelou-se determinante para a consolidação da sua identidade profissional, evidenciando um compromisso com uma prática docente ética, reflexiva, colaborativa e centrada na criança, em consonância com os princípios de uma educação de qualidade, que se quer inclusiva e transformadora. | por |
dc.description.abstract | This internship reportfocuses on the Supervised Educational Practice developed within the scope of the Master's Degree in Preschool Education and Primary School Teaching, based on the Action Research methodology. The master's student's intervention took place in two distinct educational settings: a Preschool classroom and a first-grade Primary School class, allowing for a holistic approach to the teaching-learning process. This document results from the sharing of knowledge and collaborative work with the teaching partner, cooperating mentors, and institutional supervisors. This dialogue was grounded in theoretical and legal frameworks that value the child as an active subject in the construction of knowledge, guided by pedagogical intentionality, active listening, and family involvement. To achieve this, the student applied the Project-Based Learning Methodology, Cooperative Learning, and the Station Rotation Model, which promoted children's active participation, taking into account their specific needs and the collaboration among various educational agents. The pedagogical intervention reflected a continuous adaptation to the children's needs and interests, ensuring equity, inclusion, and the development of transversal skills such as autonomy, creativity, and citizenship. The master's student's criticai and metacognitive reflection on the journey undertaken proved essential for the consolidation of her professional identity, demonstrating a commitment to an ethical, reflective, collaborative, and child-centered teaching practice, aligned with the principies of quality education that is inclusive and transformative. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30303 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | |
dc.subject | Investigação-ação | |
dc.subject | Metodologia de trabalho de projeto | |
dc.subject | Prática educativa supervisionada | |
dc.subject | Cooperative learning | |
dc.subject | Action research | |
dc.subject | Project-based learning methodology | |
dc.subject | Supervised educational practice | |
dc.title | Relatório de Estágio de Helena Couto Cardoso | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |