Repository logo
 
Publication

Intervenção centrada no brincar: um estudo de caso em criança institucionalizada

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Miguel Augusto
dc.contributor.authorFerreira, Mónica Liliana Costa
dc.date.accessioned2015-11-12T15:35:39Z
dc.date.available2015-11-12T15:35:39Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractDentro dos vários processos de Intervenção Precoce, elegemos o brincar, enquanto ato sempre presente na criança. Na revisão de literatura verifica-se uma quase inexistência de estudos de Intervenções centradas no jogo em crianças institucionalizadas desde os 0 anos. Assim, partimos de duas questões fulcrais: quais os riscos associados à institucionalização prolongada e precoce, e de que modo o jogo e o brincar potenciam o desenvolvimento e a aprendizagem da criança em risco biológico e sociocultural. O presente estudo tem como objetivo promover, através de um estudo de caso, a relação do lúdico com o desenvolvimento e a aprendizagem, imprescindíveis numa criança em situação de institucionalização. Partimos da problemática da institucionalização infantil, expondo os diversos trabalhos apresentados pela revisão bibliográfica relativamente aos riscos associados à condição de institucionalização. Os diversos estudos sublinham que, efetivamente, não será a única solução para as crianças em risco, apontando para a legislação atual que prevê o acolhimento familiar como solução viável e mais ajustada às necessidades das crianças. Apresentamos ainda a teoria do desenvolvimento de Vygotsky como fundamento teórico-prático deste trabalho de intervenção centrada no brincar.pt_PT
dc.description.abstractWithin the various processes of early intervention, we chose play, which is always present in child´s act. In the literature review there aren´t almost any studies of interventions focused on the game institutionalized children from 0 years. So, we start with two key questions: what are the risks associated with prolonged and premature institutionalization, and how does play and game enhance the development and learning of children in biological and sociocultural risk. The present study aims to promote, through a case study, the relation of playfulness with the development and learning, essential in a institutionalized child. We leave the issue of institutionalization child, exposing the various papers presented by the literature review regarding the risks associated with the condition of institutionalization. Several studies point out that, actually, it may not be the only solution for children at risk, pointing to the current legislation that provides foster care as a viable and most suited to children's needs solution. We also present the development theory of Vygotsky as a theoretical and practical foundation of this intervention work focused on playing.pt_PT
dc.identifier.tid201217228
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/6851
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectInstitucionalizaçãopt_PT
dc.subjectInstitutionalizationpt_PT
dc.subjectRisco
dc.subjectIntervenção centrada no brincar
dc.subjectIncapacidade
dc.subjectRisk
dc.subjectPlay-Based Intervention
dc.subjectDisability
dc.titleIntervenção centrada no brincar: um estudo de caso em criança institucionalizadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: MULTIDEFICIÊNCIA E PROBLEMAS DE COGNIÇÃOpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MonicaLilianaFerreira_2014.pdf
Size:
2.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: