Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Armando Rodrigues Cunha

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.authorCunha, Armando Rodrigues
dc.date.accessioned2018-09-24T14:00:08Z
dc.date.available2018-09-24T14:00:08Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada que se encontra inserida no plano de estudos do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento permite a habilitação na Educação Pré-escolar e ensino do 1.º CEB e pretende evidenciar o processo formativo do mestrando bem como os pressupostos teóricos e legais que estiveram subjacentes. No sentido da construção do conhecimento praxiológico relevam-se as etapas da investigação-ação que permitiram não só uma melhor compreensão da prática educativa, como também a apropriação e construção de saberes profissionais que envolveram as dimensões científica, prática e ética. Estes saberes são situados em função do contexto pelo que releva-se o processo socioconstrutivista, nomeadamente a cooperação entre os intervenientes no processo formativo. Por forma a organizar a intervenção e gerir o currículo em torno dos saberes multidisciplinares e contextuais e das competências essenciais em prol do perfil do aluno para o séc. XXI, ficou evidente a preocupação com a transversalidade curricular e em responder às necessidades e interesses evidenciados pelas crianças ao longo da prática educativa, assim como incluir os seus conhecimentos prévios promovendo aprendizagens significativas. Este mestrado contribuiu para a formação de uma profissionalidade docente consciente, centrada na procura contínua de novos conhecimentos e na transformação das práticas educativas. Só um docente com uma atitude de investigador e reflexivo promove mudanças no desenvolvimento da criança e de si próprio.pt_PT
dc.description.abstractThis report carried out by Curricular Unity of the Educational and Supervised Practice which is part of the Master’s degree plan studies in Education of teaching: Preschool and Primary School. This document allows the access to the skills of teaching at Preschool and Primary School. It also pretends to show the personal, the formative and the professional evolution of the master’s degree student, as well as the theoretical and legal purposes that were underlying. In the sense of the construction of praxiological knowledge the different steps of the action-investigation are revealed, which allows, not only a better comprehension of the educative practice, but also the appropriation and the construction of professional knowledge that involve the scientific, practice and ethnic dimensions. These knowledges are related to the aim of the context which reveals the social and constructivism paradigm, specially the cooperation between the people that take part of the formative process. In order to organize the intervention and to manage the curriculum around the multidisciplinary and contextual knowledge as well as the essential skills in favour of the student profile from the XXI century, it was evident the worry with the curricular transversality and answering to the needs and the interests of the children throughout the educative practice. As well as including their previous knowledge and promoting significant learnings. This Master’s degree contributes to the formation and to the conscious professionalism of the teacher, focused in a continue searching for new knowledge and in the transformation of educative practices. Only a teacher with an investigative and reflexive attitude can promote changes in the development of children and himself.pt_PT
dc.identifier.tid201984318
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11998
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectAprendizagem ativapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectActive learningpt_PT
dc.subjectAction-investigationpt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Armando Rodrigues Cunhapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_ArmandoCunha_2018.pdf
Size:
1.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: