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Motivação e satisfação na administração pública

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorMorais, José Carlos Pereira de
dc.contributor.authorCarvalho, Júlio César de
dc.date.accessioned2017-11-17T15:36:35Z
dc.date.available2017-11-17T15:36:35Z
dc.date.issued2017-11-06
dc.description.abstractA motivação e a satisfação no trabalho tem sido alvo de incalculáveis pesquisas na área de ciências humanas e sociais. O grande desafio para o gestor é descobrir como manter as pessoas motivadas e satisfeitas em seu ambiente de trabalho, visto que os seres humanos são diferentes uns dos outros, as situações no trabalho diferem de empresa para empresa, de um país para outro, tornando-se assim um procedimento árduo, contínuo e laborioso. A presente investigação delimitou como tema, a motivação e a satisfação no trabalho. Concebeu objetivo geral desta pesquisa, analisar quais fatores determinam a motivação e o nível de satisfação no trabalho dos servidores públicos federais administrativos do Instituto Federal do Triangulo Mineiro - Reitoria. A metodologia aplicada neste inquérito foi o estudo de caso, quantitativo, descritivo, transversal. Foi realizada a revisão da literatura, resultando no referencial teórico sobre os fatores considerados determinantes para a motivação e a satisfação. Para a coleta de dados foram aplicados dois questionários, validados cientificamente, aos 125 servidores. O primeiro, fundamentado nos estudos de Rego (2000, 2002), para analisar a motivação, apoiado na teoria de McClelland, motivos (sucesso, afiliação e poder), e o segundo, em Siqueira (2008), para medir o nível de satisfação no trabalho através das cinco dimensões (colegas de trabalho, chefia, salário, promoções e natureza do trabalho) obtendo 69,60% de respostas. Os dados foram tabulados e analisados utilizando a estatística descritiva para os cálculos (média, desvio padrão, intervalo de confiança, correlação, coeficiente de variação, variância e percentil). Os resultados revelaram que o fator motivacional mais determinante no perfil dos servidores é o afiliativo e entre as cinco dimensões da satisfação no trabalho, prevaleceram a satisfação com os colegas e com a chefia.pt_PT
dc.description.abstractThe motivation and satisfaction in work has been the subject of incalculable researches in human and social sciences areas. The big challenge for the manager is to find and keep the people motivated and satisfied in the work environment, as long as human being is different from each other, the situations in work differs from one company to another, from one country to another, it becomes a hard, continuous and laborious process. The present research delimited as theme, the motivation and the satisfaction in work. The general objective conceived in this research was to analyze which factors provide the motivation and the level of satisfaction in work of federal public administrative servers of the Federal Institute of Triângulo Mineiro – Rectory. The methodology applied in this survey was the case study, quantitative, descriptive, transversal. It was realized a review of literature, resulting in the theoretical frame about the factors considered determining for the motivation and the satisfaction. For the data collection have been applied two questionnaires, scientifically validated, to the 125 servers. The first one, based on the studies of Rego (2000, 2002) to analyze the motivation, supported in the McClelland’s theory, reasons (success, affiliation and power) and the second, in Siqueira (2008), to measure the level of satisfaction in work through the five dimensions (professional colleagues, management, salary, promotions and nature of work) obtained answers of 69,60% of the servers. The data were tabulated and analyzed using the descriptive statistics for the calculations (rate, standard deviation, confidence interval, correlation, variation coefficient, variance and percentile). The results revealed that the most determinant motivation factor of the servers is the affiliation and between the five dimensions of satisfaction in work prevailed the satisfaction with the professional colleagues and with the management.pt_PT
dc.identifier.tid201756714pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10456
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_PT
dc.subjectServidores públicospt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectJob satisfactionpt_PT
dc.subjectPublic servantspt_PT
dc.titleMotivação e satisfação na administração públicapt_PT
dc.title.alternativeum estudo de caso na Reitoria do Instituto Federal do Triângulo Mineiropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAssessoria de Administraçãopt_PT

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