Repository logo
 
Publication

Saber ouvir: as crianças têm algo para dizer

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Elisama
dc.contributor.authorConceição, Cátia Lisandra Spínola
dc.date.accessioned2022-01-21T12:58:48Z
dc.date.available2022-01-21T12:58:48Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio, intitulado “Saber ouvir: as crianças têm algo para dizer”, evidencia a construção do perfil docente decorrente da Prática Educativa Supervisionada, Unidade Curricular integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Deste modo, este trabalho representa o culminar das aprendizagens desenvolvidas ao longo dos dois anos do mestrado, pelo que se tornou necessário explanar e refletir sobre aquele que foi o percurso da mestranda, nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, durante a prática educativa levada a cabo. A par disso, o presente documento pretende também evidenciar as linhas teóricas que fundamentaram e orientaram o processo de ensino e aprendizagem vivenciado. Como tal, este relatório apresenta, ainda, uma componente investigativa - essencial ao percurso formativo e profissional do docente -, que tencionou demonstrar de que modo a produção de textos escritos promove o desenvolvimento de competências ligadas à expressão oral. O projeto traçado foi, então, impulsionado pelas fragilidades apresentadas pelos alunos nos domínios da Oralidade e da Escrita e pelo facto de estes serem cruciais para a formação de cidadãos informados e ativos na sociedade. A oralidade, contudo, tende a ser subvalorizada pelos docentes que creem que a aquisição de competências deste domínio provém de momentos informais ou que não são planificados. Assim, foi criado um desenho das hipóteses de ação, que agrega os domínios supramencionados, fazendo da Escrita um suporte para a produção de textos oraispt_PT
dc.description.abstractThis Internship Report, entitled “Knowing how to listen: children have something to say”, highlights the construction of the teaching profile resulting from the Supervised Educational Practice, Curricular Unit integrated in the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal of the 2nd Cycle of Basic Education, from the Porto Polytechnic School of Education. In this way, this work represents the culmination of the learning developed over the two years of the Masters, so it became necessary to explain and reflect on what was the path of the Masters, in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, during the educational practice carried out. In addition, this document also intends to highlight the theoretical lines that founded and guided the teaching and learning process experienced. As such, this report also presents an investigative component - essential to the educational and professional path of the teacher -, which intended to demonstrate how the production of written texts develops skills related to oral expression. The outlined project was, then, driven by the weaknesses of the students in the domains of Orality and Writing and by the fact that these are crucial for the formation of informed and active citizens in society. Orality, however, tends to be undervalued by teachers who believe that the acquisition of skills in this domain comes from informal or unplanned moments. Thus, a design of the action hypotheses was created, which brings together the aforementioned domains, making writing a support for the production of oral textspt_PT
dc.identifier.tid202926575
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19598
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectPortuguês e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectOralidade e escritapt_PT
dc.subjectProfessor reflexivopt_PT
dc.subjectPlanificação na prática docentept_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectUnidades didáticaspt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectPortuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectOrality and writingpt_PT
dc.subjectReflective teacherpt_PT
dc.subjectPlanning in teaching practicept_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectDidactic Unitspt_PT
dc.titleSaber ouvir: as crianças têm algo para dizerpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_ Cátia Conceição_2021.pdf
Size:
2.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format