Repository logo
 
Publication

Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecas

dc.contributor.authorGOMES, JOANA
dc.date.accessioned2018-03-14T11:24:24Z
dc.date.available2018-03-14T11:24:24Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractOs sucessivos avanços da Computação em resposta aos constantes desafios colocados pela Era Digital conduziram ao surgimento de uma nova conceção da relação entre a tecnologia e o seu utilizador, da qual emergiu o conceito Captology (J. Fogg, 2003). Este termo resulta da redução da expressão Computer as Persuasive Technologies que pressupõe a existência de uma retórica de tipo tecnológico, no âmbito da qual se estuda e equaciona a interação humano-computador (IHC), numa lógica de persuadido-persuasor. Sendo um dos domínios de atuação da Captology a Educação e os banners produtos tecnológicos com forte componente retórica, é nosso intuito verificar se estes anúncios gráficos mantêm traços persuasivos, numa vertente distinta da comercial. Para testar essa hipótese, apresentaremos os resultados de um estudo que envolveu a análise de banners de páginas web de bibliotecas universitárias e bibliotecas públicas nacionais.pt_PT
dc.description.abstractLes progrès successifs de l’Informatique, en réponse aux défis constants posés par l’Ère Numérique, ont conduit à l’émergence d’une nouvelle conception du rapport entre la technologie et son usager, à partir duquel émerge le concept Captology (J. Fogg, 2003). Ce terme advient de la réduction de l’expression Computer as Persuasive Technologies qui suppose l’existence d’une rhétorique technologique, au sein de laquelle l’interaction homme-machine (IHM) est étudiée et évaluée, dans une logique persuadé-persuasif. Considérant l'Éducation un des domaines d'expertise de Captology et les bannières des produits technologiques à forte dimension rhétorique, notre but est de déterminer si ces annonces gardent les traits persuasifs quand ils ne sont pas considérés dans une dimension non commerciale. Pour tester cette hypothèse, nous présenterons les résultats de l'analyse de bannières numériques des bibliothèques universitaires et des bibliothèques publiques nationales.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34630/polissema.v0i15.2979pt_PT
dc.identifier.issn1645-1937
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11117
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Edição própriapt_PT
dc.subjectCaptologypt_PT
dc.subjectUsabilidadept_PT
dc.subjectPersuasãopt_PT
dc.subjectInteração homem-computadorpt_PT
dc.subjectBannerpt_PT
dc.subjectCaptologypt_PT
dc.subjectPersuasionpt_PT
dc.subjectInteraction humain-ordinateurpt_PT
dc.subjectUtilisabilitépt_PT
dc.subjectBannièrept_PT
dc.titleFerramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage88pt_PT
oaire.citation.startPage75pt_PT
oaire.citation.titlePOLISSEMApt_PT
oaire.citation.volume15pt_PT
person.familyNameQUERIDO RODRIGUES SANTOS GOMES
person.givenNameJOANA ISABEL
person.identifier.ciencia-id3313-5EB0-FCD4
person.identifier.orcid0000-0002-0246-6758
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication8ef8500b-ffcd-4e53-bf46-7ebd74801a27
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8ef8500b-ffcd-4e53-bf46-7ebd74801a27

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A_JoanaGomes_2015.pdf
Size:
530.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: